Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Bacharel, licenciatura ou tecnólogo: qual a diferença?

A gente sabe que esse é um grande momento e, por isso, é muito importante esclarecer todas as dúvidas antes de tomar uma decisão.

Tudo o que escolhemos agora, influencia nos próximos anos: qual carreira seguir, onde estudar, qual o período, se vamos sair da cidade ou não, curso presencial ou a distância… e a lista segue!

E justamente, seguindo essa lista, pintou a dúvida entre escolher um curso de licenciatura, bacharel ou tecnológico! Qual a diferença? Para tudo e vem entender!

Licenciatura e Bacharel

Para começar, precisamos explicar que os cursos de graduação do Ensino Superior são identificados como Bacharelado, Licenciatura ou Tecnológicos, que garantem um diploma de faculdade de Bacharel, Licenciado ou Tecnólogo.

O Bacharelado forma profissionais focados no mercado de trabalho, que atuem em empresas e outros segmentos. Já a Licenciatura do curso têm como objetivo aprender a ensinar o seu ofício, ou seja, os profissionais de licenciatura podem dar aulas.

Ambas as modalidades, em média, duram de quatro a cinco anos, o que permite que o aluno tenha amplo conhecimento teórico e prático da área em estudo.

As opções são muitas e você pode encontrar nas modalidades presencial ou à distância.

Engenharia, Medicina, Psicologia, Odontologia, Jornalismo, Publicidade, Design, Veterinária, Rádio e TV, Publicidade, Relações Públicas, Direito, Relações Internacionais, Enfermagem, Arquitetura e Urbanismo, Pedagogia, Enfermagem… ufa! São muitas as opções!

Tecnólogo

Como explicamos, os cursos de graduação tecnológica também garantem ao aluno um diploma de faculdade, tornando-os tecnólogos.

No entanto, a diferença entre um curso de tecnologia para o de bacharel ou licenciatura está no tempo de duração, que varia de 2 a 3 anos, e para qual área o curso se destina.

Como assim? Vamos explicar: os cursos tecnólogos são mais focados para demandas técnicas do mercado de trabalho. Por exemplo: Gestão de Pessoas e Negócios, Processos Industriais, Ciência dos Dados, Jogos Digitais, Gestão de Dados, Tecnologia da Informação e muitos outros.

Assim como os cursos de graduação, os tecnológicos também possuem opções presenciais e à distância.

Bônus!

Cursos de graduação são reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação) e estão disponíveis em Faculdades, Universidades, Centros Universitários ou Institutos de Tecnologia.

Para ingressar no ensino superior o aluno também precisa cumprir alguns requisitos, como ter concluído o Ensino Médio e participar dos processos de seleção, como Vestibulares ou o ENEM.

Além disso, cursos de bacharel, licenciatura e tecnológicos, quando concluídos, permitem que o aluno possa seguir sua jornada acadêmica ingressando em algum curso de pós-graduação ou MBA.

Realmente, as opções são muitas e é muito importante que você realize testes vocacionais, leia sobre cada uma das opções, identifique as áreas que você mais tem afinidade e leve em conta muitos outros fatores, para fazer a escolha certa e iniciar essa nova jornada!

E aí, gostou das nossas dicas? Nos conte nos comentários! 😉

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x