Por The News
Burocracias já são chatas, quando se tem que sair de casa então… Pelo menos no que diz respeito aos cartórios, esse cenário parece estar mudando no Brasil.
Nesta semana, foi aprovada pelo Senado e pela Câmara uma medida provisória que obriga cartórios de registro a digitalizar seus acervos e oferecer serviços pela internet.
- Para você visualizar melhor, o texto prevê que registro de imóveis, certidões de nascimento e casamento e consultas em bases de dados sejam feitos pela web.
Segundo a MP, esses serviços vão ter que ser oferecidos pela internet até 31 de janeiro de 2023.
Mas, calma, os cartórios não vão acabar ??
Os cartórios físicos continuarão funcionando normalmente e prestando serviços de forma presencial, mas, agora, terão que estar no digital também. O sistema, no entanto, será custeado pelos próprios cartórios, sem recursos públicos.
- O objetivo geral… A ideia é desburocratizar e digitalizar o acesso a documentos, hoje espalhados por diferentes cartórios, e reduzir custos.
Curiosidade: O projeto, que ainda precisa ser sancionado, também estende a possibilidade do cartório se instalar em hospitais para registrar nascimentos.