Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Aniversário de Sorocaba: a história da cidade contada através das imigrações

Por DRI Facens

Parabéns, Sorocaba! Em comemoração aos 369 anos da cidade, vamos contar sua história a partir de personagens importantes: os imigrantes. Que tal nos acompanhar nessa viagem no tempo e voltar ao século XIX?

Imigrantes espanhóis

Graças às propagandas do Brasil que eram divulgadas na Espanha no século XIX, muitos espanhóis vinham trabalhar em fazendas de café em São Paulo.  Após o pagamento da dívida e a conquista da liberdade, muitos se estabeleceram em Sorocaba, dada a fama que a cidade tinha de ser próspera e oferecer muitos empregos.

Em Sorocaba, o maior contingente imigratório foi de espanhóis e estes concentraram-se na região dos bairros: Além Ponte e Vila Hortência.

Parque dos Espanhóis, em Sorocaba (Fonte: SECOM)


Imigrantes italianos

Chegaram em Sorocaba a partir de 1885 e tiveram um papel importante na economia da cidade por trazer diversificação no comércio e maiores investimentos na indústria, sobretudo têxtil. Além disso, também foram responsáveis pela criação de escolas, com o objetivo de preservar costumes e a própria língua nativa.

A cultura italiana se faz tão presente na cidade que foi decretado, em 2018, o dia 2 de julho como o Dia da Comunidade Ítalo-Sorocabana, mesma data que o Dia Nacional da Itália.

Ato cívico realizado em 02/07/2023, em homenagem ao Dia da Comunidade Ítalo-Sorocabana. Fonte: Società Culturale Italiana Di Sorocaba

Imigrantes alemães

Começaram a chegar à região por volta de 1830, seguindo diretamente para a Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema, em Iperó. No entanto, muitos acabaram desistindo do trabalho árduo e migraram para a cidade de São Paulo.

Em Sorocaba, os alemães fundaram o extinto Clube Germânia, em 3 de novembro de 1866, onde, atualmente está o Gabinete de Leitura Sorocabano.

Gabinete de Leitura Sorocabano, localizado na rua Coronel Benedito Píres (Fonte: Portal Sorocaba)


Imigrantes japoneses

Todo mundo que mora em Sorocaba já ouviu falar da Praça Kasato Maru, no Campolim. O nome é uma homenagem ao navio de mesmo nome que trouxe os primeiros japoneses ao Brasil, em 1908.

O primeiro imigrante japonês a chegar em Sorocaba foi Nabek Shiroma, em 1918. Na cidade, os japoneses tiveram papel importante no ciclo da laranja, quando Sorocaba teve destaque sendo uma importante produtora e exportadora do produto.

Uma curiosidade interessante é que o relógio que está ao lado do Mercado Municipal foi um presente da Colônia Japonesa, em comemoração ao aniversário de 300 da cidade.

Monumento do relógio – Foto: Adilson Moreira

Imigração haitiana

Já no século XXI, o Brasil se tornou um país de destino para os haitianos, sobretudo, após a atuação no Haiti da MINUSTAH (Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti), entre 2004 e 2017, com participação de militares brasileiros.

Com o estreitamento das relações entre os dois países, o Brasil passou a adotar uma política que mostrava hospitalidade em receber imigrantes haitianos no país, aumentando o fluxo imigratório dos que procuravam melhores condições de vida.

Muitos haitianos escolheram se estabelecer em Sorocaba por ser sede de uma região metropolitana e pela proximidade com a cidade de São Paulo (capital). Em uma igreja na Zona Oeste de Sorocaba, as celebrações são realizadas em francês e crioulo para que a comunidade haitiana possa participar.

DRI Indica

A dica de hoje é comemorar o aniversário da cidade no Paço Municipal. A Prefeitura de Sorocaba divulgou que no dia 15 de agosto, das 8h às 22h, todos poderão acompanhar demonstrações aéreas, desfiles com fanfarras, shows, espetáculos infantis e muito mais! Confira essa e outras atividades disponíveis na cidade durante o mês de agosto.

Para mais conteúdo como este, oportunidades internacionais e curiosidades culturais, siga o DRI Facens no Instagram: @dri_facens!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x