Por LIS Facens
O curso de Arquitetura e Urbanismo da Facens, em parceria com o LIS (Laboratório de Inovação Social), promoveram uma intervenção urbanística na comunidade Canta Sapo, localizada no Jardim Nova Esperança, em Sorocaba.
A intervenção é de autoria pedagógica dos professores Tiago e Taiana, que orientaram, organizam e acompanharam o projeto juntamente com o LIS. Nesse projeto, os alunos do 7° período do curso planejaram uma intervenção de urbanismo tático durante todo o primeiro semestre de 2023.
O projeto, dessa forma, não incluiu somente a aplicação em si, também envolveu um trabalho multidisciplinar e multiprofissional. Para uma proposta mais certeira, os graduandos tiveram a oportunidade de fazer visitas ao território, bem como de conversar com pessoas da comunidade, benefícios que não seriam possíveis sem os esforços dos docentes e da equipe LIS.
Toda essa fase “pré-projeto” visava sensibilizar o olhar dos alunos para as vulnerabilidades, bem como para as potências da comunidade do Canta Sapo – é uma maneira de fomentar a visão Muda Mundo, tão defendida pelo LIS. Assim, os mesmos conseguiram propor intervenções que efetivamente trouxessem grandes melhorias para a comunidade, garantindo um resultado excelente.
Após muitas semanas de planejamento e desenvolvimento de projeto, os alunos aplicaram a intervenção proposta no último sábado, 24/06.
Na data, eles foram até o local, acompanhados de diversos docentes da Facens – incluindo o professor Tiago e professora Taiana, e Tamara Nanni, supervisora de responsabilidade socioambiental do LIS, e lá realizaram a pintura comunitária, de modo a propor uma atividade lúdica para as crianças da comunidade, plantio de árvores frutíferas, a pavimentação de determinadas áreas, a plantação de uma horta comunitária e produção de duas peças de mobiliário.
Para aumentar o potencial do impacto, contamos além do trabalho dos professores e alunos, com a parceria com a prefeitura de Sorocaba.
O impacto dessa intervenção vai além das melhorias físicas e espaciais do local, ele envolve toda uma mudança de mentalidade nos alunos da Facens, que poderão levar a preocupação socioambiental para as suas respectivas careiras, bem como estabelecer uma conexão maior e verdadeira com a comunidade do Canta Sapo.
O LIS agradece e parabeniza todos os envolvidos! ?