Vitor Hugo Estefano Barbosa, aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Facens, ficou em primeiro lugar no HackLab FNESP 2024, uma maratona empreendedora que contou com a participação de 35 estudantes de 26 Instituições de Ensino Superior de várias partes do país.
Os estudantes, tanto de cursos presenciais quanto de EAD, estavam divididos em 7 equipes e tiveram a oportunidade de desenvolver soluções inovadoras para desafios reais do ensino superior no Brasil, apresentados pelo Semesp. Vitor estava em uma dessas equipes, a IEDA – Inteligência Educacional Adaptativa.
A equipe de Vitor apresentou uma solução que se baseia na elaboração de relatórios de estratégias pedagógicas a partir de uma plataforma de IA, que cadastra as potencialidades e dificuldades dos alunos, estabelece o perfil da turma, coloca os objetivos e oferece à IES um relatório de como trabalhar com aquela turma, ao mesmo tempo em que cada estudante recebe como deverá ser a sua atuação para cumprir adequadamente o programa pedagógico.
A solução impacta diretamente em como a IES pode reduzir os altos índices de evasão, provocados principalmente pela dificuldade de acompanhar o processo educacional.
Os estudantes tiveram dois dias de trabalho intenso para desenvolver a solução, e ainda contaram com a mentoria de especialistas de diversas áreas acadêmicas em um centro de processos de inovação disponibilizado pelo Semesp.
Parabéns pela conquista, Vitor e toda equipe!