No fim de janeiro, o Centro Universitário Facens realizou um evento online para oficializar a parceria entre a instituição de ensino, a CPFL e a empresa chinesa NARI.
O principal objetivo do convênio entre as empresas é promover treinamento e profissionalização de engenheiros elétricos nas competências de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
A parceria consiste na construção de uma subestação de energia elétrica, provida pela CPFL, no campus do Centro Universitário.
Este convênio dará origem a uma universidade corporativa, visando oferecer dados e promover treinamentos para professores, pesquisadores, alunos e colaboradores da distribuidora de energia, bem como para profissionais do mercado em geral. A subestação de energia elétrica é uma doação da CPFL para a Facens.
A NARI, multinacional chinesa que atua em Sorocaba desde 2014, fornecerá um laboratório de automação completo, contendo, entre outros itens, um sistema de controle, proteção e supervisão de subestações de energia, que oportunizará a possibilidade de integração e completo manuseio da subestação que será instalada na Facens.
De acordo com Heverton Bacca, coordenador de Engenharia Elétrica da Facens, essa parceria entre Facens, CPFL e NARI é de extrema importância para os mercados de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, que sofrem com falta de mão-de-obra especializada.
“Ter acesso a uma subestação de energia elétrica no campus trará uma formação muito mais rica aos nossos alunos, e com possiblidade de se aprimorarem ainda mais na área. Essa expertise compartilhada pela CPFL nos treinamentos também será de extrema relevância para o nosso corpo docente e pesquisadores, além de todos os profissionais da área”
ressalta Bacca.
Ainda de acordo com o coordenador de engenharia elétrica, o conhecimento adquirido por meio desta parceria também terá impacto direto e determinante no curso de pós-graduação da Facens, voltado para instalações elétricas de baixa e média tensão.
Segundo Carlos Zamboni, Presidente da CPFL Piratininga, uma das distribuidoras do grupo, essa é uma iniciativa que gerará ainda mais eficiência para a empresa e para a comunidade. “Investimentos em capacitação nos possibilitam gerar mão de obra qualificada e, como consequência, buscar a melhoria contínua em nossos indicadores”, reforça.
Parcerias de sucesso – IP Facens
A parceria entre Facens, CPFL e NARI foi realizada por intermédio do IP Facens, um Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento, certificado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, desde 2002, para uso dos recursos da Lei da Informática e outros fomentos.
O objetivo do IP Facens é o desenvolvimento de projetos e parcerias com empresas renomadas, nacional e internacionalmente, aproximando a academia do mercado e do Governo, reforçando e potencializando a tríplice hélice.
Parceria que já começa sendo sucesso, obrigado a todos os envolvidos !
[…] ???? Leia mais sobre a Construção da Subestação de Energia na Facens […]