Puck na arena e comeeeeeeeeça o jogo! Um final de semana cheio de emoções e estreias, esse foi o Facens Beta Challenge – Competição Internacional de Hockey-mini.
Promovida pela equipe de robótica da Facens, Omegabotz, a Facens Beta Challenge quebrou recordes e lançou tendência!
A competição aconteceu nos dias 17 e 18 de outubro e foi transmitida ao vivo, no Facens Play, somando mais de 20 horas de conteúdo.
Os hosts dessa superlive foram o professor de elétrica e eletrônica da Facens, Rafael da Paz, e João Peranovich (JP), integrante do time do Laboratório de Inovação em Games e Apps (LIGA Facens).
E se você não conseguiu acompanhar, vem com a gente para os highlights!
As competições de robótica não serão mais as mesmas!
Em um ano em que todas as competições do mundo foram canceladas, o Facens Beta Challenge fez a alegria da galera e reuniu mais 20 equipes de robótica do mundo inteiro.
É isso mesmo que você leu, meu amigo: a competição contou com inscritos espalhados por todo Brasil e também da Índia e Argentina.
Isso só foi possível graças a uma das novidades da competição: ela foi 100% online. Não entendeu? A gente te explica 😉
Toda a infraestrutura física da competição, como os robôs e arena, estava montada na Facens. Os competidores controlavam os seus robôs de casa, por meio de um software desenvolvido pela RSM Virtual.
Cada equipe contava 3 robôs na arena, controlados de forma remota pelos competidores. Através de um sistema de câmeras, eles conseguiam ver e guiar seus robôs por meio de um “controle virtual”.
Presencialmente, a equipe Omegabotz acompanhava as partidas e fazia as manutenções necessárias em cada robô.
Vale lembrar que toda a infraestrutura para a competição foi construída pelos integrantes da equipe Omegabotz, que também seguiram todos os protocolos de distanciamento para que o torneio pudesse acontecer de forma segura.
Com toda essa tecnologia, o torneio estabeleceu uma nova tendência o universo das competições de robótica.
Além de inaugurar uma competição internacional e online, podemos também destacar que o FBC foi pioneira em promover a categoria Hockey-mini e ainda inaugurou a 2° arena oficial da modalidade.
We are the champions, my friend!
Foram 42 partidas E M O C I O N A N T E S. Com pausa dramática mesmo! Os competidores estavam muito bem treinados e deram um show, entre flips, batidas e gols!
No chat da transmissão ao vivo, as torcidas também estavam aquecidas e não deixaram de mandar as boas energias para os competidores.
Porém, só um seria o campeão. E esse título ficou com a equipe de robôs Atena, da USP de São Carlos. Na sequência, temos Tamandutech (UFABC) em segundo lugar, e Gambiarra Robotics, na terceira colocação.
Além do pódio, a equipe Phoenix, da Unicamp, levou o troféu de melhor artilheiro da competição, somando 15 gols.
A Facens Beta Challenge, com certeza, foi um marco para as competições de robótica, a Facens e a equipe Omegabotz.
Em nome da Facens, nós do Blog Facens parabenizamos todas as equipes, em especial os competidores, e todos que estiveram envolvidos nesse super evento!
2021 nos aguarda com uma segunda edição do FBC!