Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Inteligência artificial é criada para combater o tabagismo

A Sociedade Brasileira de Cardiologia lançou uma ferramenta de IA que auxilia pessoas que queiram em abandonar o cigarro ou reduzir o consumo.

Considerado a principal causa de mortes no país, o tabagismo também é o maior risco controlável para doenças cardiovasculares. Além disso, o vício também é prejudicial para quem contrair o novo coronavírus, visto que fumantes têm 2,25 vezes mais chances de complicações graves, segundo Centro de Pesquisa e Educação para Controle do Tabaco da Universidade da Califórnia (EUA).

Através de um chatbot no site do SBC, é possível tirar dúvidas e receber orientações sobre tratamentos para parar de fumar. Conforme a interação acontece no chat, o algoritmo aprende e se torna cada vez mais específico, personalizando a conversa de acordo com o paciente.

O Dr. Cardiol é a IA desenvolvida pela SBC para auxiliar pessoas que desejam parar de fumar

“A nossa ideia é um programa de orientação na internet, sem que as pessoas precisem sair de casa para receber informações técnicas, fazendo com que o uso de determinado produto para deixar de fumar seja mais eficaz e efetivo”

Jaqueline Scholz, coordenadora de ações relacionadas ao tabagismo na SBC.

Onde encontrar?

Basta acessar o site da SBC e no canto inferior direito da página clicar no ícone do “Dr. Cardiol”. Logo, o chatbot estará disponível para digitar a pergunta e iniciar a conversa, trazendo orientações para cada estágio do fumante, com respostas em tempo real.

Dependendo do quão especifico é um caso, a pessoa pode ser orientada a procurar um médico, para um acompanhamento mais eficaz e um tratamento personalizado e que seja acompanhado de perto.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x