Por DRI Facens
Parabéns, Sorocaba! Em comemoração aos 369 anos da cidade, vamos contar sua história a partir de personagens importantes: os imigrantes. Que tal nos acompanhar nessa viagem no tempo e voltar ao século XIX?
Imigrantes espanhóis
Graças às propagandas do Brasil que eram divulgadas na Espanha no século XIX, muitos espanhóis vinham trabalhar em fazendas de café em São Paulo. Após o pagamento da dívida e a conquista da liberdade, muitos se estabeleceram em Sorocaba, dada a fama que a cidade tinha de ser próspera e oferecer muitos empregos.
Em Sorocaba, o maior contingente imigratório foi de espanhóis e estes concentraram-se na região dos bairros: Além Ponte e Vila Hortência.
Imigrantes italianos
Chegaram em Sorocaba a partir de 1885 e tiveram um papel importante na economia da cidade por trazer diversificação no comércio e maiores investimentos na indústria, sobretudo têxtil. Além disso, também foram responsáveis pela criação de escolas, com o objetivo de preservar costumes e a própria língua nativa.
A cultura italiana se faz tão presente na cidade que foi decretado, em 2018, o dia 2 de julho como o Dia da Comunidade Ítalo-Sorocabana, mesma data que o Dia Nacional da Itália.
Imigrantes alemães
Começaram a chegar à região por volta de 1830, seguindo diretamente para a Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema, em Iperó. No entanto, muitos acabaram desistindo do trabalho árduo e migraram para a cidade de São Paulo.
Em Sorocaba, os alemães fundaram o extinto Clube Germânia, em 3 de novembro de 1866, onde, atualmente está o Gabinete de Leitura Sorocabano.
Imigrantes japoneses
Todo mundo que mora em Sorocaba já ouviu falar da Praça Kasato Maru, no Campolim. O nome é uma homenagem ao navio de mesmo nome que trouxe os primeiros japoneses ao Brasil, em 1908.
O primeiro imigrante japonês a chegar em Sorocaba foi Nabek Shiroma, em 1918. Na cidade, os japoneses tiveram papel importante no ciclo da laranja, quando Sorocaba teve destaque sendo uma importante produtora e exportadora do produto.
Uma curiosidade interessante é que o relógio que está ao lado do Mercado Municipal foi um presente da Colônia Japonesa, em comemoração ao aniversário de 300 da cidade.
Imigração haitiana
Já no século XXI, o Brasil se tornou um país de destino para os haitianos, sobretudo, após a atuação no Haiti da MINUSTAH (Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti), entre 2004 e 2017, com participação de militares brasileiros.
Com o estreitamento das relações entre os dois países, o Brasil passou a adotar uma política que mostrava hospitalidade em receber imigrantes haitianos no país, aumentando o fluxo imigratório dos que procuravam melhores condições de vida.
Muitos haitianos escolheram se estabelecer em Sorocaba por ser sede de uma região metropolitana e pela proximidade com a cidade de São Paulo (capital). Em uma igreja na Zona Oeste de Sorocaba, as celebrações são realizadas em francês e crioulo para que a comunidade haitiana possa participar.
DRI Indica
A dica de hoje é comemorar o aniversário da cidade no Paço Municipal. A Prefeitura de Sorocaba divulgou que no dia 15 de agosto, das 8h às 22h, todos poderão acompanhar demonstrações aéreas, desfiles com fanfarras, shows, espetáculos infantis e muito mais! Confira essa e outras atividades disponíveis na cidade durante o mês de agosto.
Para mais conteúdo como este, oportunidades internacionais e curiosidades culturais, siga o DRI Facens no Instagram: @dri_facens!