Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A formação de novos profissionais cidadãos e preparados para o futuro

Basicamente, o papel de uma faculdade se resume na formação de jovens para o mercado de trabalho. Através do conhecimento adquirido e lapidado em salas de aulas e laboratórios, a instituição cumpre o seu papel para com a sociedade.

Mas, a missão não para por aí. Além do óbvio, a faculdade vem para produzir conhecimento, instigar o pensamento crítico, articular saberes, formar profissionais de qualidade, líderes, cidadãos.

A formação de um cidadão não está atrelada somente ao conteúdo programado apenas para sala de aula. Ela vai além e se constrói na relação com a comunidade acadêmica e as experiências ali vividas.

Professores, funcionários e toda a comunidade influenciam na formação do cidadão que cresce e aprende ali. Os valores e experiências são compartilhadas e preparam o indivíduo para uma vida em sociedade.

A instituição deve oferecer meios para que seus alunos se sintam capazes de enfrentar desafios, desenvolver ideias, inovar, gerar impactos positivos para a sua geração e as que estão por vir. Dessa forma, a qualidade do ensino somado as experiências desse período são condições fundamentais na formação intelectual e moral do jovem.

Experiências que transformam e formam cidadãos

Em um mundo totalmente globalizado e sem fronteiras, a experiência internacional sempre está em pauta, principalmente quando se trata dos benefícios que ela pode nos trazer.

Em pouco tempo conseguimos pontuar alguns desses benefícios que, imediatamente, nos vem à cabeça: capacidade de adaptação, aprimorar uma nova língua, conhecer novas culturas e costumes, networking internacional, etc.

Uma experiência internacional carrega consigo a oportunidade do profissional, acima de tudo, aprender e crescer como cidadão.

A pessoa está inserida em um contexto completamente diferente do seu e, em pequenas situações como pedir uma informação, por exemplo, estará aprimorando o seu conhecimento como a prática do idioma, observação e interpretação de gestos, a escuta e empatia.

Requer coragem e vontade de ser mais, crescer e evoluir. Neste momento, se abrir para o novo significa uma que você tem a chance de experimentar algo diferente, se colocar no lugar do próximo, aprender com ele, compartilhar o seu conhecimento, fazer e ser a diferença.

Em um mundo com um mercado de trabalho cada vez mais conectado, a oportunidade de vivenciar uma experiência internacional é cada vez mais possível.

Não precisamos, necessariamente, nos deslocar para outro país. A participação em reuniões com parceiros internacionais, trabalho direto com pessoas de diferentes nacionalidades, entre tantas outras situações vão exigir de nós que sejam utilizadas todas essas competências desenvolvidas por meio do processo de internacionalização.

Cidadãos também internacionais

Quando a vontade de explorar é ainda maior, existem outras maneiras de realizar essa vivência internacional. Uma delas, é com a mobilidade estudantil.

Nela, os estudantes vão para outro país para continuar seus estudos e adquirem experiências muito ricas e transformadoras.

Na Facens, por exemplo, vários cursos possuem acordos de dupla titulação com Universidades da Europa.

Os alunos podem realizar parte do curso no exterior, obtendo um diploma válido nos dois países, podendo atuar como profissional no Brasil e também na Europa.

Em 2020, tivemos dois alunos da Universidade de Lleida, na Espanha, se formaando pela Facens, sendo os primeiros alunos a obter a dupla titulação.

Assim como eles impactaram de forma muito positiva o dia-a-dia do campus Facens, compartilhando conhecimento, a língua e seus costumes, entendemos que também fizemos a diferença na formação deles. Não apenas como profissionais, mas também como cidadãos.

Além das oportunidades internacionais, os alunos são capazes de desenvolver as habilidades de um profissional cidadão por meio das aulas, projetos, Centros de Inovação e diversas iniciativas.

O Centro Universitário trabalha ativamente para que os alunos tenham a oportunidade de desenvolver suas melhores habilidades profissionais e sociais.

É importante que o aluno perceba que há coerência entre os seus valores e o que ele aprende com a experiência da faculdade. Dessa forma, não restará dúvidas que o poder de fazer a diferença está nas mãos dele.

Dessa forma, a Facens entende que o papel da faculdade é justamente este: ser um local para a transmissão e construção do conhecimento e troca de experiências, tornando compreensível o significado dos conceitos em sala e valores extra sala, tornando-se um cidadão preparado para ser agente da transformação na sociedade.

Há 45 anos desempenhamos esse papel: formamos cidadãos.

Com foco no desenvolvimento de cidadãos preparados para o futuro, o Centro Universitário que nasceu como um colégio técnico, hoje tem o orgulho de dizer que já formou mais de 7.000 engenheiros e, mais recente, arquitetos e tecnólogos.

O futuro nos reserva grandes conquistas, sempre com o pensamento inovador e transformador para cada indivíduo que compartilha a sua história com a nossa, trilhando o caminho do sucesso.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x