No dia 3 de março, a Facens promoveu a live “Histórias que Inspiram” com Andor Stern, brasileiro que sobreviveu ao Holocausto e inspira milhões com sua história de superação e esperança.
O evento, promovido pelo ENLACE, laboratório de colaboração socioemocional da Facens, visa inspirar e fomentar reflexões sobre a vida.
Conheça o ENLACE
O ENLACE tem como missão fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais de maneira sistêmica, para a qualidade de vida e apoio na realização de propósitos.
Por meio de atividades, workshops e palestras, como esta, do Andor Stern, o laboratório tem como foco apoiar no desenvolvimento das softskills dos alunos Facens.
As softskills se baseiam em competências como autoconhecimento, liderança, inteligência emocional, capacidade de fazer escolhas responsáveis e enfrentar problemas complexos, inteligência social, criatividade, sustentabilidade, autogestão e, assim como as hard skills, são requisitadas ao profissional do futuro.
Andor Stern e sua história que inspira!
Andor Stern nasceu em São Paulo, em 1928. Filho de um casal húngaro, Andor viveu em São Paulo até aproximadamente os 3 anos, quando o pai pediu transferência para a Índia.
Após o término do contrato do trabalho do pai, a família decidiu visitar os parentes na Hungria.
Com a guerra em andamento e o posicionamento do Brasil ao lado dos aliados, o brasileiro foi considerado inimigo de Estado, e entregue pela mãe às autoridades húngaras.
Andor foi internado em um campo na região dos Baixos Cárpatos, mas conseguiu fugir com a ajuda de um inglês.
Viveu clandestinamente na casa de sua mãe (já separada do pai) até a ocupação nazista na Hungria, quando os judeus sofreram a rotina implantada em toda a Europa: perda dos direitos, mudança para os guetos e, finalmente, deportação para Auschwitz.
Apesar do grande sofrimento, a história de Andor teve um final feliz. Em 1945, com o fim da Guerra, ele conquistou sua liberdade de volta.
Viveu mais 3 anos na Hungria, quando realizou o sonho de retornar ao Brasil. Ele conquistou uma bolsa da IBM e foi funcionário e cliente da multinacional.
Depois, tornou-se um industrial do ramo químico e, atualmente, é consultor de qualidade da gigante UNIGEL.
Casado com Therezinha Figueira, Andor tem 5 filhos. Aos 92 anos, Andor e Gabriel, biógrafo do seu livro, percorrem o país com palestras que ensinam a tolerância e o respeito ao próximo.
Você é nosso convidado especial!
Se você perdeu ou quer rever essa live, que foi super especial, acompanhe aqui ou no Facens Play, o canal da Facens no Youtube.