Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

4 filmes para se pensar em Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial tem sido um tema muito explorado ao longo dos anos no cinema, com produções que mergulham nas complexidades e implicações dessa tecnologia em narrativas que emocionam e tiram o fôlego!

Alguns dos filmes mais famosos sobre IA foram produzidos há alguns anos, quando apenas só se imaginava o que essa tecnologia poderia fazer.

Mal sabiam os roteristas que, em um futuro não tão distante, as questões abordadas nessas tramas seriam realmente pautas nos dias de hoje!

Aqui vão 4 indicações de produções que marcaram o cinema e deixaram o debate no ar: como a tecnologia impacta em nossas vidas e o que o futuro nos reserva?

HER

Dirigido por Spike Jonze, “Her” mergulha nas profundezas da solidão e do amor em um mundo dominado pela tecnologia.

Theodore (interpretado por Joaquin Phoenix) é um escritor muito solitário e que se apaixona por Samantha, uma voz de computador avançada com inteligência artificial.

A história acompanha o relacionamento improvável entre eles, explorando a busca por conexão emocional em uma era digital.

Ex_Machina

Escrito e dirigido por Alex Garland, “Ex-Machina” é um suspense psicológico que mergulha nas complexidades da consciência e na ética da inteligência artificial. #polêmica

Caleb (interpretado por Domhnall Gleeson), um jovem programador, é selecionado para participar de um experimento com Ava (interpretada por Alicia Vikander), uma IA sedutora e autônoma criada por Nathan (interpretado por Oscar Isaac).

Conforme a trama se desenrola, o filme aborda questões morais e coloca à prova as noções de confiança, manipulação e até mesmo a própria natureza humana.

RoboCop

Dirigido por Paul Verhoeven, “RoboCop” é um clássico do cinema de ação e ficção científica!

O filme se passa em um futuro distópico e conta a história de Alex Murphy (interpretado por Peter Weller), um policial mortalmente ferido que é transformado em um ciborgue policial conhecido como RoboCop.

Equipado com habilidades avançadas, ele é enviado para combater o crime e a corrupção em uma cidade dominada por gangues.

2001: Uma odisséia no Espaço

Dirigido por Stanley Kubrick, “Uma odissséia no Espaço” é mais um clássico do cinema e que mostra um mundo e que a tecnologia influencia diretamente a vida das pessoas.

A história segue a jornada da humanidade desde os primórdios da existência até um futuro distante, explorando os enigmas da evolução, do espaço e da inteligência artificial.

Com uma trilha sonora de milhões, o filme oferece uma experiência cinematográfica imersiva, provocando reflexões profundas sobre a natureza da humanidade e seu papel no vasto universo.

E ai, você já assistiu algum desses filmes? Conhece mais alguma produção do cinema que fala de Inteligência Artificial? Conta aqui pra gente!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x