Skip to content Skip to sidebar Skip to footer
qual melhor faculdade para fazer

5 dicas: qual melhor faculdade para fazer?

Qual melhor faculdade para fazer, já sabe como escolher? Preparamos 5 dicas para você!

Você já sabe onde fazer o curso dos seus sonhos? Essa é uma decisão muito importante e que determina uma das melhores épocas da nossas vidas.

Muitos pontos precisam ser analisados e comparados, e pensando nisso, a Facens vai te ajudar a fazer essa escolha da melhor forma! Separamos aqui 5 dicas para você começar:

1. Nota do MEC

Um dos itens que você precisa checar na hora de escolher uma faculdade para estudar é a avaliação que ela recebe do Ministério da Educação (MEC).

Cada Instituição de Ensino Superior (IES) passa por uma avaliação que leva em conta diversos aspectos, como infraestrutura, métodos de ensino e avaliação dos alunos, desempenho de docentes, entre outros.

Após essa avaliação, o MEC atribui uma nota para a IES, que corresponde o quão preparada ela está para formar os seus profissionais. As notas vão de 1 a 5, sendo as médias abaixo 3 consideradas insatisfatórias.

Por isso, fique atento as notas do MEC que as instituições possuem. Geralmente, as que possuem nota 5 podem te oferecer uma ótima experiência! 😉

Você pode conferir as notas das instituições no site do MEC.

2. Empregabilidade

Outro ponto muito importante que você deve considerar na hora de escolher uma faculdade é a sua taxa de empregabilidade.

Pesquise qual a porcentagem de alunos que já se formaram ali, ou que ainda estão cursando a graduação, já estão no mercado de trabalho. Essa é uma informação muito valiosa.

Quando uma IES é referência, as empresas procurar pelos seus profissionais, pois sabem que são bem preparados para atuar no mercado, com o conhecimento teórico, prático e comportamentais.

3. Projetos

Qual a melhor forma de colocar em prática tudo o que aprendemos em sala, se não com projetos? É com eles que podemos colocar a mão na massa e expandir o nosso conhecimento!

Procure saber se a faculdade que você pretende estudar investe em laboratórios que os alunos possam colocar em prática os seus projetos, se há investimento financeiro e existem grupos que você possa fazer parte para desenvolver projetos inovadores.

Toda essa experiência ajuda a expandir o conteúdo que é aprendido em sala, e também possibilita que o aluno possa desenvolver outras habilidades que são muito importantes no mercado de trabalho, como o trabalho em equipe, solução de problemas, criatividade, entre outros.

4. Oportunidades Internacionais

Já imaginou poder exercer a sua profissão dos sonhos aqui no Brasil ou em outro lugar do mundo? Algumas instituições de ensino brasileiras possui parcerias com faculdades de outros países e possibilitam essa dupla titulação internacional.

Procure entender se a faculdade oferece este ou outras oportunidades internacionais, como estágios e atividades que possam enriquecer suas experiências e o seu currículo, além de oportunidades para o futuro.

5. Compromisso Social

Cada vez mais vivemos em um mundo que o coletivo se faz muito presente e que contamos com o apoio de uns com os outros.

Pensando nisso, muitas Instituições de Ensino superior trabalham em parceria com a comunidade que estão localizadas, disponibilizando recursos de pesquisa, desenvolvimento de projetos e conteúdo.

Todas essas atividades podem ser ofertadas para que os alunos participem e possam experimentar diferentes realidades, adquirir experiência e se desenvolver como um profissional humano.

Gostou das nossas dicas?

Se você gostou deste texto, vai gostar também de: Por que é fundamental pensarmos nos profissionais do futuro hoje?

Procure entender melhor como as faculdade trabalham com todas essas questões, pois elas são muito importantes para que essa seja uma das melhores experiências da sua jornada acadêmica, que está só começando! 🙂

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Anterior
Próximo Mais Votado
Inline Feedbacks
Todos os comentários
trackback
2 anos atrás

[…] te ajudar nessa missão, que tal 5 dicas para escolher a melhor faculdade para estudar? Depois conta pra gente o que achou! […]

Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

1
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x