Escolher uma faculdade para cursar não é uma tarefa fácil. São diversas variáveis que devem ser analisadas e levadas em consideração.
Essa é uma decisão muito importante e que determina uma das melhores épocas da nossas vidas.
Pra te dar aquela mãozinha, separamos aqui 5 pontos pra ficar de olho na hora das pesquisas!
1. Nota do MEC
Um dos itens que você precisa checar na hora de escolher uma Instituição de Ensino Superior (IES) para estudar é a avaliação que ela recebe do Ministério da Educação (MEC).
Cada Instituição passa por uma avaliação que leva em conta diversos aspectos, como infraestrutura, métodos de ensino e avaliação dos estudantes, desempenho de docentes, entre outros.
Após essa avaliação, o MEC atribui uma nota para a IES, que corresponde o quão preparada ela está para desenvolver os seus profissionais. As notas vão de 1 a 5, sendo as médias abaixo 3 consideradas insatisfatórias.
Por isso, fique atento as notas do MEC que as instituições possuem. Geralmente, as que possuem nota 5 podem te oferecer uma ótima experiência! 😉
Você pode conferir as notas das instituições no site do MEC.
A Facens, referência nacional em metodologias inovadoras de educação nas áreas de engenharia, tecnologia, arquitetura e saúde, conquistou nota 5, a pontuação máxima que uma instituição ou curso pode alcançar, seguindo todos os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), em 2025. Essa é a segunda vez que a instituição recebe a nota máxima.
2. Empregabilidade
Outro ponto muito importante que você deve considerar na hora de escolher uma faculdade é o índice de empregabilidade.
O índice de empregabilidade de uma instituição mede a capacidade que seus alunos têm de conquistar vagas no mercado de trabalho após ou durante o tempo de graduação. Ou seja, quanto maior o índice, maior a chance de que quem se forma ali encontre boas oportunidades de emprego em sua área de atuação.
Pesquise qual a porcentagem de estudantes que já se formaram ali, ou que ainda estão cursando a graduação, já estão no mercado de trabalho. Essa é uma informação muito valiosa. Em 2025, a Facens atingiu um índice de empregabilidade de 90% entre os seus estudantes ainda em curso.
Quando uma IES é referência, as empresas procuram pelos seus profissionais, pois sabem que são bem preparados para atuar no mercado com o conhecimento teórico, prático e comportamentais.
3. Projetos
Qual a melhor forma de colocar em prática tudo o que aprendemos em sala, se não com projetos? É com eles que podemos colocar a mão na massa e expandir o nosso conhecimento!
Procure saber se a faculdade que você pretende estudar investe em laboratórios que os estudantes possam colocar em prática os seus projetos, se há investimento financeiro e existem grupos que você possa fazer parte para desenvolver projetos inovadores.
Toda essa experiência ajuda a expandir o conteúdo que é aprendido em sala, e também possibilita que o estudante possa desenvolver outras habilidades que são muito importantes no mercado de trabalho, como o trabalho em equipe, solução de problemas, criatividade, entre outros.
4. Oportunidades Internacionais
Já imaginou poder exercer a sua profissão dos sonhos aqui no Brasil ou em outro lugar do mundo? Algumas instituições de ensino brasileiras possui parcerias com faculdades de outros países e possibilitam essa dupla titulação internacional.
Procure entender se a faculdade oferece este ou outras oportunidades internacionais, como estágios e atividades que possam enriquecer suas experiências e o seu currículo, além de oportunidades para o futuro.
5. Compromisso Social
Cada vez mais vivemos em um mundo que o coletivo se faz muito presente e que contamos com o apoio de uns com os outros.
Pensando nisso, muitas Instituições de Ensino Superior trabalham em parceria com a comunidade que estão localizadas, disponibilizando recursos de pesquisa, desenvolvimento de projetos e conteúdo.
Todas essas atividades podem ser ofertadas para que os alunos participem e possam experimentar diferentes realidades, adquirir experiência e se desenvolver como um profissional humano.
Gostou das nossas dicas?
Se você gostou deste texto, vai gostar também de: Por que é fundamental pensarmos nos profissionais do futuro hoje?
Procure entender melhor como as Instituições de Ensino Superior trabalham com todas essas questões, pois elas são muito importantes para que essa seja uma das melhores experiências da sua jornada acadêmica, que está só começando! 🙂







1 Comentário