Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

5G: a conexão “de tudo” nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021

O 5G já é uma realidade em muitas partes do mundo e não se fala em outra coisa! É 5G desde a hora que a gente acorda, até quando vai dormir.

E quando a gente vive em ano de Jogos Olimícos no Japão, é mais que óbvio que essa tecnologia estará presente nas mais diversas formas e a equipe do DRI Facens (Departamento de Relações Internacionais) escreveu pra gente sobre isso.

A quinta geração da telefonia móvel, também conhecida como “5G”, é a nova tecnologia de transporte de dados envolvendo dispositivos móveis.  

Basicamente, o 5G trouxe a melhoria da latência (capacidade de resposta da rede) na interligação de pessoas e objetos, armazenamento em nuvem (cloud), serviços inteligentes nas cidades e no processamento de dados.

Em teoria, o 5G suporta simultaneamente mais de um milhão de aparelhos por quilômetro quadrado e, em seu potencial máximo, forneceria velocidade de conexão de 20 Gbps.

Portanto, o 5G revoluciona ao permitir a conexão “de tudo”. É a internet ao mesmo tempo em todo lugar, inclusive nos Jogos Olímpicos de 2021.

Consagração do uso da tecnologia nas Olimpíadas

De 23/07 a 08/08 ocorrerá a 32ª edição dos Jogos Olímpicos em Tóquio, uma das cidades mais futuristas e complexas no globo!

Portanto, fazendo-se valer desta fama, o governo japonês vem investindo pesado em tecnologia em tudo que diz respeito aos jogos, se liga:

Para transporte de atletas e voluntários durante os jogos, por exemplo, veremos carros autônomos atuando pela cidade.

Robôs serão programados com tradutores simultâneos e espalhados por toda a cidade, facilitando a comunicação e informação de direção.

No que diz respeito às transmissões das competições, teremos as melhores performances dos atletas em, nada mais, nada menos, em 8K, uma resolução de tela em 7680×4320p.

Nas entrelinhas, pelo 5G, o Japão consagrará o uso da tecnologia nas Olímpiadas não só na melhoria do desempenho dos atletas (por exemplo, de vestimenta e calçados), mas também no atendimento ao público. Olha só:

Cabe frisar que toda essa tecnologia vem como aliada em um momento em que o distanciamento social e restrições de mobilidade são impostos pela pandemia por Covid-19.

Os robôs terão grande contribuição na contenção da disseminação do vírus, uma vez que substituirá a atividade humana em diversos setores como atendimento, realização e entrega de pedidos, participação remota, coleta de materiais nos campos de prática esportiva, dentre tantas outras.

Aqui na Facens nós já estamos ansiosos para acompanhar os jogos e o 5G em toda essa temporada! E você, o que mais está ansioso para ver?

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x