Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

10 dicas para mandar bem em Física no ENEM

Tá estudando para mandar bem no ENEM e nos vestibulares? A Facens tá aqui pra te ajudar e você já sabe! 😉

O professor de Física, Roberto Rocha, nos ajudou a separar 10 dicas para você se preparar para as questões de Física em todos os testes que for fazer.

Além disso, você também pode assistir uma aula do professor, na nossa Maratona ENEM sobre Física.

Vem com a gente que já é sucesso!

1 – Anote todas as informações!

Uma dica muito valiosa e que vale, não só para a Física, mas para todo o universo das exatas: Em todo enunciado das questões, dados importantes vão sendo fornecidos. Por isso, leia o enunciado mais de uma vez, liste e identifique todas as informações. Isso vai te ajudar sempre que precisar revisitar as informações e na resolução do exercício.

2 – Estude a teoria!

A Física é uma ciência que possui teorias super importantes e muito bem escritas por diversos nomes da ciência. Conhecendo a teoria que explica determinado fenômeno, você tem mais chances de entender o exercício e resolvê-lo da melhor forma, diminuindo as chances para o erro.

3 – Qual é a pergunta?

Além de identificar todos os dados importantes para a resolução do exercício, também é muito importante saber qual é o comando da questão. Todos os exercícios possuem uma pergunta que precisa ser respondida, que é exatamente aquilo que você vai encontrar quando resolver o exercício. Por isso, identifique-a e tenha certeza que ela esteja clara para você.

 4 – Não esqueça das Unidades de Medida!

É muito importante conhecer o que diz o Sistema Internacional de Unidades (SI). Sem ele, as respostas dos exercícios poderiam medidas em laranjas ou bananas! (A gente sabe que você já ouviu isso de algum professor, não é mesmo?!) Fique atento a esse detalhe, pois a resposta final só estará certa se as unidades de medida forem utilizadas corretamente.

 5 – Analise as equações!

Você já passou por todos esses passos: leu o enunciado, anotou todos os dados importantes, colocou todas as unidades de medida corretas e identificou qual é o comando da questão. Agora, é hora de identificar qual equação pode te ajudar a resolver este problema. Procure na teoria qual ou quais equações podem ser utilizadas, pois, em alguns casos, mais de uma equação podem ajudar. Quando isso acontecer, opte sempre pelo caminho mais simples.

6 – A internet sempre é uma aliada!

Você estudou a teoria, mas gostaria de ver como funciona na prática? Vamos fazer uma simulação! As simulações ajudam – e muito – a entender a física aplicada no cotidiano. E você pode fazer isso online. Existem muitos sites gratuitos que disponibilizam simulações de vários fenômenos.

A Universidade de Colorado Boulder, nos Estados Unidos, por exemplo, tem um site com simulações de várias disciplinas e você pode acessar clicando aqui.

7 – Você não está sozinho!

Um grupo de estudos sempre é uma boa ideia! Vocês podem revisar a matéria juntos, estudar diferentes formas de resolver os exercícios e ampliar o conhecimento. Muitas vezes, o que você entendeu, complementa o conhecimento do seu colega, e da mesma forma pode acontecer com você.

8 – Leia sempre e fique atento ao cotidiano!

Assim como em outras matérias, para a física também é fundamental que você entenda o que está estudando. Para isso, nada de decoreba! Leia sempre conteúdos relacionados aos temas e esteja sempre bem informado. Situações do cotidiano podem nos ajudar a compreender aquele tema e como podemos aplicar a teoria.

9 – Não deixe de tirar dúvidas!

Dúvidas são muito comuns e podem surgir ao longo do caminho. Anote-as sempre e peça a ajuda do seu professor. Não vá para o vestibular sem antes entendê-las, combinado?

10 – Confie no seu potencial!

Para o dia dos testes, lembre-se sempre de dormir e se alimentar bem. Se estiver um pouco ansioso, respire fundo e faça um alongamento. Confie no que você estudou e relaxe! Você vai mandar muito bem 😉

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x