A Facens e o Instituto Dona Mara, projeto social da Padaria Real de Sorocaba, uniram forças no Projeto Grande Aprendiz, que visa preparar jovens, de 16 a 22 anos, para a vida e para o mercado de trabalho. Nove estudantes universitários são orientadores em oficinas de informática que fazem parte da ação.
O propósito do Projeto Grande Aprendiz é preparar o jovem para a vida e para o real trabalho. O projeto oferece um currículo abrangente de quase 12 meses, com aprendizados voltados para o autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional, contexto familiar, relacionamentos e espiritualidade, entre outros assuntos importantes.
Nós trabalhamos para o jovem. Queremos prepará-lo para a vida e para o mercado de trabalho. É muito bacana sua evolução e o impacto que isso causa nas famílias deles, nas casas deles. O jovem ganha, a família ganha, a empresa onde ele vai trabalhar ganha. É um círculo virtuoso de uma formação que gera transformação”
comenta Lygia de Souza, filha do Seu Zé e da Dona Mara, e presidente do Instituto Dona Mara.
Nesta oficina, alunos do Centro Universitário Facens atuam como educadores voluntários, retransmitindo seus conhecimentos de informática.
É uma experiência enriquecedora que me permite ajudar os alunos em seus objetivos futuros de um jeito descontraído”
conta Rafaela Mello, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) na Facens.
Já Mayara Faria, que cursa Psicologia, enxerga os alunos como protagonistas.
Eu tento planejar as aulas de forma que elas sejam úteis, leves e divertidas, com espaço para escuta e troca. O mais gratificante pra mim é ver o aprendizado dos jovens em cada aula”.
Tamara Nanni, coordenadora do Laboratório de Inovação Social do Centro Universitário Facens, diz que esta colaboração exemplifica como a contribuição de jovens universitários para o desenvolvimento de outros jovens cria oportunidades em múltiplos níveis.
Para os participantes do Projeto Grande Aprendiz, é a chance de adquirir habilidades técnicas essenciais. Para os alunos do Centro Universitário Facens, atuar como educadores voluntários em um projeto social não é apenas um ato de contribuição comunitária, mas também uma oportunidade de desenvolver habilidades importantes como comunicação, liderança, didática e empatia, preparando-os de forma mais completa para suas futuras carreiras e vidas.”
As aulas ocorrem todas às quartas-feiras, em dois períodos (manhã e tarde). O início foi em 12 de fevereiro e o término está previsto para 26 de junho.
Deixe um Comentário