Por The News
A turma fitness já está planejando pedir o aumento. Brincadeiras à parte, a Buser — startup conhecida como “uber de ônibus” — oferece um acréscimo de 5% a 10% no salário base dos funcionários que se comprometem a uma vida mais saudável.
O acréscimo engloba qualquer atividade esportiva — desde uma caminhada, até uma pelada com os amigos — e se o colaborador se exercitar pelo menos 4 horas por semana durante um mês, já atinge os 10%.
Como comprovar isso? É tudo na base da confiança: o funcionário preenche um formulário mensal detalhando o esporte realizado e as horas gastas no mês — será que a consciência pesa mais na hora de matar a academia? risos.
O objetivo por trás… Além de atrair funcionários, o CEO da empresa afirma que aumentar a qualidade de vida acaba gerando impactos indiretos em outros custos, já que os empregados passam a adoecer menos e aumentar a produtividade.
A ideia funciona desde 2018 e, hoje, cerca de 80% dos 500 colaboradores da startup aderem à campanha — será que a moda pega em outras empresas?
Zoom out: Uma pesquisa recente mostrou que o valor pago em planos de saúde empresariais pode chegar a R$ 427,09 — o que é quase 4x mais que há 10 anos e, em alguns casos, pode representar até 13,95% da folha de pagamento.