Já imaginou viver em um mundo em que tudo o que se sabia era pelo rádio, sem o recurso visual?
Dependendo de quantos anos você tem, um mundo assim seria impossível! Para outros, essa foi a maneira de se informar e se entreter, por muitos anos.
Antigamente, a TV era um aparelho em que só pessoas de alto poder aquisitivo tinham em casa. Com o passar dos anos, ela foi se tornando mais democrática e acessível.
Em 18 de setembro de 1950, uma parcela restrita dos brasileiros pôde ver, ao vivo, algo que só ouviam falar, por meio de comentários curiosos e ansiosos.
Foi nesta data que a TV Tupi, fundada pelo jornalista e empresário paraibano Assis Chateaubriand (1892-1968) nasceu para fazer a primeira transmissão televisiva no país.
O Brasil foi o primeiro país da América do Sul a ter uma emissora de TV – e o sexto do mundo.
Novelas, telejornais, programas de auditório e o sempre popular futebol eram vistos na telinha. Muitos acontecimentos históricos foram transmitidos nela!
Ao completar 70 anos, a data nos remete a uma revolução com efeitos nos costumes da sociedade e na maneira de se consumir informação e entretenimento.
Além disso, também podemos refletir em como os aparelhos foram se tornando cada vez mais tecnológicos e a forma de se produzir o conteúdo, também precisou se modernizar.
Do preto e branco, ao colorido; das câmeras gigantes, até as mais atuais e tecnológicas; do sistema de transmissão analógico ao digital; satélite ou a cabo; TVs de tubo ou slim.
A tecnologia sempre andou de mão dada com o universo da comunicação, possibilitando novos formatos e adaptações, para levar sempre o melhor conteúdo para o espectador.