A curiosidade e a paixão pela ciência são o que unem as mais diversas áreas da Biomedicina. Os biomédicos atuam principalmente nos bastidores da saúde, em laboratórios, pesquisa, estética e até mesmo na perícia criminal.
Conhecendo um biomédico e suas áreas de atuação
Um biomédico é alguém que une ciência e saúde com tecnologia e inovação. Com foco nos microrganismos, como células, doenças, vírus e bactérias, um este profissional pode trabalhar em até 30 habilitações diferentes, sendo algumas delas:
- Análises Clínicas: realização de exames laboratoriais em amostras biológicas para diagnóstico e acompanhamento de doenças.
- Imagem: atuação em diagnóstico por imagem, como ressonância magnética, tomografia e radiologia, com a devida especialização.
- Estética: realização de procedimentos como peelings, aplicação de bioestimuladores e laserterapia.
- Pesquisa Científica: desenvolvimento de projetos em áreas como Biotecnologia, Genética, Imunologia e Farmacologia.
- Docência: ministrar aulas em cursos da área da Saúde.
- Perícia Criminal e Análise Forense: trabalho em laboratórios de criminalística e análise de amostras biológicas para processos investigativos.
- Indústria Farmacêutica e de Diagnósticos: atuação no desenvolvimento, controle de qualidade e validação de produtos.
- Banco de Sangue e Reprodução Humana Assistida: trabalho com hemoderivados, tipagem sanguínea e fertilização in vitro.
Aulas práticas em biomedicina: conhecimento que se vive desde o primeiro semestre

Desde o início, o estudante de Biomedicina na Facens tem aulas práticas em laboratórios e em campo.
Disciplinas como instrumentação biomédica, presentes no primeiro semestre, garantem que o aprendizado seja dinâmico e prático, aproveitando toda a curiosidade e o entusiasmo que os estudantes possuem por ciência e microciência.
A prática desde o começo do curso prepara o estudante para enfrentar a realidade do mercado de trabalho com segurança, conhecimento prático e visão inovadora.
Biomedicina na Espanha
Expandir horizontes e conhecer novas culturas é essencial para acessar pesquisas e tecnologias exploradas mundo afora, e um intercâmbio é a oportunidade perfeita para isso!
Os estudantes de Biomedicina da Facens têm a chance de participar da graduação sanduíche na Universidade de Lleida, na Espanha. Durante o programa, o aluno cursa parte da graduação na universidade parceira, vivenciando na prática a internacionalização do conhecimento.
Ao mesmo tempo, amplia sua visão de mundo e desenvolve competências altamente valorizadas no mercado global. Depois da experiência, o estudante retorna para concluir a graduação na Facens.
Benefícios do intercâmbio:
- Contato com novas tecnologias e redes internacionais de pesquisa;
- Valorização do currículo com reconhecimento acadêmico internacional.
Biomedicina além dos laboratórios
Na Facens, a vida acadêmica também é conectada ao empreendedorismo. As pesquisas científicas desenvolvidas durante a graduação podem ser aplicadas e levadas adiante com o apoio de parcerias com empresas de tecnologia.
Com um olhar inovador, os estudantes são incentivados a buscar soluções reais para os desafios da profissão. Para isso, eles podem contar com o apoio de diversos centros de inovação, como o Centro de Empreendedorismo e o Laboratório de Inovação Social, que permitem que ideias saiam do papel e se tornem projetos de impacto.
Como ingressar no curso de Biomedicina da Facens?
Se você se identificou com o curso e acredita que essa pode ser a profissão ideal, veja a seguir como iniciar sua jornada na Facens.
- Concurso de Bolsas: prova em 18/5 (inscrições até 14/5) – Bolsas de até 100%.
- Transferência: condições especiais e descontos exclusivos.
- Bolsas Olímpicas: para estudantes com conquistas em Olimpíadas do Conhecimento e competições científicas – Bolsas de até 100%*
- Nova Graduação: confira as condições disponíveis no site.
*consulte o edital no site.
Quer fazer parte de uma geração que une ciência, propósito e inovação? Conheça mais sobre o curso de Biomedicina na Facens! Clique aqui para saber mais
Deixe um Comentário