Em muitos países de climas tropicais, como o Brasil, o calor tem sido uma constante na maior parte do ano e também um grande incômodo.
Graças ao desenvolvimento tecnológico, aparelhos como o ar-condicionado nos permitem contornar essas situações e ficarmos mais confortáveis, seja durante o dia ou noite.
Mas você já parou para pensar como funciona um aparelho de ar-condicionado? O professor da Facens, José Carlos Vasques, separou alguns tópicos para entremos esse funcionamento.
Entender um pouco como este aparelho consegue tornar um ambiente abafado e quente em um local fresco e até mesmo gelado é importante para perceber como ele pode ser uma ótima alternativa para se refrescar sem fazer esforço.
Embora os equipamentos de ar-condicionado sejam utilizados com muito mais frequência no verão, sua evolução tecnológica também possibilita deixar o ambiente aquecido nos dias de inverno mais intenso.
Dependendo do modelo, o equipamento pode fazer com que a temperatura fique mais alta do que a temperatura externa do ambiente que esta sendo condicionado deixando os dias de frio mais amenos.
Como surgiu o ar-condicionado?
Em 1902, o aparelho foi inventado por Willis Carrier, nos Estados Unidos. A inovação tecnológica era o primeiro equipamento capaz de controlar a temperatura de um ambiente, condicionando o ar de acordo com a temperatura desejada.
Com o passar dos anos diversas mudanças e novas funcionalidades foram incorporadas, tornando o aparelho de ar condicionado menor e mais eficiente. Porém, sem alterar o princípio de funcionamento.
Como funciona um ar-condicionado?
A tecnologia funciona como uma geladeira. Um fluído, ou seja, um líquido chamado R-22, com composição de cloro, carbono e flúor, que torna-se gás a partir dos 7°.
Por ser frio, é colocado para circular entre serpentinas, condensadores e evaporadores, absorvendo o calor que foi sugado do ambiente externo. Olha só:
Mais precisamente, o ventilador suga o ar quente, passando pelo evaporador e, posteriormente, entra em contato com as serpentinas, que absorve o seu calor, tornando-o frio e consequentemente deixando o ambiente refrigerado.
Quais são os tipos de ar-condicionado?
Existem diversos modelos de ar-condicionado, tudo vai depender de sua necessidade e do ambiente onde deverá funcionar o aparelho.
Conhecer as variedades de modelos ajuda a optar pelo aparelho mais útil e adequado às suas necessidades.
Como, por exemplos, os modelos portáteis são ótimos para quem desejam um único equipamento para refrigerar diversos ambientes.
Já o de janela, o mais tradicional e antigo, foi projetado para ser instalado em apartamentos onde o mesmo deve ser fixado a uma janela, de modo que ele possa manter todo o ar quente para fora e o frio para dentro.
O mais conhecido de todos, modelo Split, é muito eficiente e moderno, faz pouquíssimo barulho e além de tudo é discreto e também mais econômico em comparação ao de janela.
Cuidados que devemos ter com o ar-condicionado.
Regulagem da temperatura
A mudança brusca de temperatura prejudica o equipamento por conta do choque térmico, por isso, evite deixá-lo com uma temperatura muito baixa.
Limpeza
Manter o aparelho sempre limpo é de extrema importância. A indicação que vem no manual de instruções é efetuar a limpeza nos dutos ao menos uma vez por mês. Se o ambiente for muito empoeirado, faça com uma frequência maior, a cada quinze dias.
Abrir ou deixar fechado a janela
Muitas pessoas evitam ao máximo abrir as janelas enquanto o ar-condicionado está ligado, porque o ar gelado do interior da casa se mistura com o ar quente.
Porém, é importante ventilar o ambiente abrindo as janelas de vez em quando. Isso evita o ressecamento do ar, melhorando a circulação e diminuindo as chances de proliferação de bactérias e fungos.
Hidratação
Beber dois litros de água por dia e lavar as narinas com produto específico são práticas indicadas em qualquer circunstância.
Porém, quem fica muito tempo em lugares com ar condicionado deve redobrar a atenção. Manter o organismo hidratado minimiza as chances de proliferação de micro-organismos nocivos ao aparelho respiratório.
Umidificador
Atrelar o uso do umidificador com o ar condicionado ajuda muito a melhorar a sensação de clima seco.
Porém, tome cuidado com excessos, pois deixar o aparelho ligado por muito tempo favorece o aparecimento de fungos.
Bom pessoal com todas essas dicas, agora vocês podem escolher o melhor ar-condicionado e que oferecerá maior conforto para a sua casa, garantindo um ótimo investimento.
Afinal, ter uma casa arejada e fresca em todas as estações do ano é importante para o seu bem-estar.
E como agora que você já sabe tudo o que deve levar em consideração no momento da compra, bora fazer o seu investimento!