Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sustentabilidade na Educação Superior: A Jornada da Facens no IWGM 2023

T

Em junho de 2023, o Centro Universitário Facens embarcou em uma jornada para a cidade de Braga, Portugal, onde se realizou a 9ª edição do Workshop Internacional do UI GreenMetric (IWGM).

Este evento anual é um verdadeiro farol para as instituições de ensino superior de todo o mundo que compartilham o compromisso com a sustentabilidade. Com o tema “Inovação, Impactos e Direção Futura de Universidades Sustentáveis”, o IWGM 2023 prometia ser um marco na busca por práticas sustentáveis em instituições acadêmicas.

IWGM 2023: Um Encontro Global pela Sustentabilidade

O Workshop Internacional do UI GreenMetric é uma plataforma única que reúne representantes de universidades de todos os continentes, todas compartilhando uma visão: a criação de ambientes acadêmicos mais sustentáveis.

O evento teve a Universidade do Minho, em Portugal, como anfitriã na 9ª edição do IWGM, que reuniu mais de 70 universidades de 30 países, todas unidas pelo objetivo de promover e discutir boas práticas relacionadas à sustentabilidade no ambiente acadêmico.

O evento foi marcado por discussões profundas e compartilhamento de experiências. Os participantes tiveram a oportunidade de explorar tópicos que vão desde a gestão acadêmica até a gestão de resíduos sólidos, energia, biodiversidade e mudanças climáticas. A troca de ideias e a aprendizagem mútua foram as pedras angulares deste evento internacional.

Facens: Na Vanguarda da Sustentabilidade Universitária

O Centro Universitário Facens se destacou neste evento por sua dedicação exemplar à sustentabilidade. Classificada atualmente como a instituição de ensino particular mais sustentável do Brasil, a Facens ocupa a sexta posição entre todas as universidades brasileiras no UI GreenMetric Ranking. Este feito notável é resultado do compromisso firme da Facens em incorporar a sustentabilidade em todos os aspectos de sua operação educacional e institucional.

A Facens já se estabeleceu como uma referência no cenário da sustentabilidade acadêmica internacional. Sua presença no IWGM 2023 visava fortalecer as parcerias com universidades de todo o mundo, compartilhar as lições aprendidas com o UI GreenMetric Ranking e aprender com as melhores práticas de outras instituições de elite.

Um Passo na Direção Certa

Segundo o professor Felipe Fengler, que representou a Facens no evento, a participação no IWGM 2023 foi uma experiência valiosa para a instituição, uma vez que proporcionou um vislumbre das melhores práticas sustentáveis adotadas pelas principais universidades do mundo. Isso ajudou a identificar áreas de melhoria e oportunidades de colaboração internacional.

O evento solidificou a convicção da Facens de que está no caminho certo para se tornar uma referência global em sustentabilidade acadêmica.

Rumo a um futuro sustentável

A participação da Facens no IWGM 2023 em Braga, Portugal, foi um passo significativo rumo à excelência em sustentabilidade acadêmica global. A troca de conhecimentos e a inspiração proporcionadas pelo evento servirão como catalisadores para fortalecer nosso compromisso com a sustentabilidade em todas as áreas da nossa instituição.

A Facens está pronta para continuar sua jornada na construção de um futuro mais sustentável, trabalhando em parceria com universidades de todo o mundo para criar um ambiente acadêmico mais verde e resiliente. Esta é uma prova viva de que a sustentabilidade não é apenas uma palavra, mas uma missão que se vive a cada dia. Estamos ansiosos para o que o futuro nos reserva neste emocionante caminho em direção a um mundo mais sustentável.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x