Por FUNDEC
Dando continuidade à sua temporada artística, a Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS), sob direção artística do maestro Eduardo Pereira, se apresenta na Sala Fundec no dia 12 de abril, às 20h, e na Sala São Paulo no dia 14 de abril, às 11h.
Neste ano em que a OSS comemora seus 75 anos de Fundação, muitos convidados especiais farão parte da programação, e não seria diferente para o próximo repertório, onde ambos os concertos contarão com a participação especial do percussionista mundialmente conhecido Fernando Hashimoto, que irá solar com a “Rapsódia para Percussão e Orquestra”, de Ney Rosauro.
“Com uma técnica impecável e uma paixão palpável pela música, com certeza ele levará a todos por uma jornada emocional única, explorando sons e ritmos. A peça solo para percussão é uma experiência única que permite ao percussionista explorar todo o potencial expressivo dos instrumentos”, afirma o maestro Eduardo Pereira.
A orquestra apresentará, ainda, a “Suíte no. 1 “Arlesiana”, de Georges Bizet, e a peça “Três Cantilenas”, do grande compositor Nilson Lombardi, que será executada pela primeira vez por uma orquestra.
Na primeira cantilena, o público será levado a explorar os tons suaves da saudade. As notas, que ressoam como memórias antigas, evocam emoções que ecoam através do tempo. Já a segunda cantilena leva por um caminho de celebração e vitalidade. Lombardi brinca com ritmos pulsantes e melodias exuberantes, criando uma atmosfera de festa e jubilo e convidando todos a se entregarem à alegria contagiante da música. Por fim, a terceira cantilena traz uma melodia serena e profunda, para que cada um mergulhe nas profundezas de seus pensamentos.
Juntas, as três revelarão grandes emoções e experiências humanas. Cada nota e cada acorde serão uma expressão vívida da riqueza e da diversidade da música brasileira, deixando uma marca indelével para aquele que tiver o privilégio de ouvi-las.
“Para completar a noite, trazemos Nilson Lombardi, que é um compositor extraordinário. Sua capacidade de unir elementos clássicos e contemporâneos em suas composições cria uma experiência musical verdadeiramente única e emocionante para os músicos e ouvintes”, encerra o maestro Eduardo.
Fernando Hashimoto, percussão
Fernando Hashimoto nasceu no Rio de Janeiro, em 1972. Com 18 anos mudou-se para Campinas (SP) para estudar percussão. Hoje é professor titular de percussão e rítmica da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), onde tem desenvolvido pesquisa sobre o repertório brasileiro para percussão. É fundador e diretor do Grupu (Grupo de Percussão da Unicamp) e foi, por muito tempo, percussionista da Sinfônica de Campinas. Tem uma importante carreira internacional e estreou mais de 50 obras de compositores brasileiros.
Orquestra Sinfônica de Sorocaba
12 de abril (sexta-feira), às 20h, na Sala FUNDEC e 14 de abril (domingo), às 11h, na Sala São Paulo.
Ingressos para a FUNDEC:
Valor: R$ 36,00 (inteira) | R$ 18,00 (meia-entrada)
Os ingressos estão disponíveis para compra pelo site ou presencialmente na FUNDEC de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
Ingressos para a Sala São Paulo:
São disponibilizados gratuitamente pelo site na semana do evento.
Telefone: (15) 3233-2220 | Whatsapp: (15) 99669-2817
Contato
Cíntia Salles | E-mail: eventos@fundecsorocaba.com.br
Instagram: @fundecsorocaba
(15) 3233.2220 | (15) 99669.2817