Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Seu próximo processo seletivo pode ser feito por uma AI

Por The News

Uma AI foi criada para fazer todas as etapas do processo seletivo de um candidato — inclusive a entrevista final.

A chamada “Alex” faz perguntas sobre desde competências técnicas e currículo até soft skills e desafios criativos. Se ficou curioso, clique para ver uma dessas conversas.

No final, ela compila para o gestor um resumo detalhado com notas de 0 a 100, pontos de melhoria e elogios. O candidato também recebe um feedback instantâneo.

Por que isso importa? 94% dos profissionais que trabalham com RH dizem estar sobrecarregados, e 88% deles consideram pedir demissão por terem “medo de trabalhar”.

Além disso, equipes de recrutamento sofreram com cortes durante a pandemia, quando as empresas estavam se desdobrando para cortar gastos num momento de diminuição das contratações.

Dividindo opiniões

Prós: O recrutador robô consegue fazer mais processos em menos tempo, e não possui nenhum tipo de viés que possa interferir nas contratações. Além disso, há quem se sinta menos nervoso.

Contras: A troca não tem um olho no olho, o que pode gerar certo incômodo e parecer uma conversa com a Siri. Além disso, o gestor não tem mais seu “feeling” sobre o candidato.

Zoom out: A Apriora recebeu US$ 2,8M em financiamento para acelerar a AI enquanto o mercado de trabalho americano criou 175 mil vagas no mês passado — deixando o desemprego a 27 meses consecutivos abaixo dos 4%.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x