Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Projeto LisX da Facens é referência de boas práticas no contexto universitário

O LISx é um programa desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Social da Facens e tem como objetivo oferecer conteúdos que permitam os estudantes compreender diferentes maneiras de gerar impacto positivo na sociedade a partir dos conhecimentos trabalhados na graduação.

A iniciativa é uma jornada de duas semanas onde o aluno reflete sobre seus pontos fortes, propósito e os desafios atuais.

Para responder a esses desafios, o aluno conhece novas tendências econômicas e como estas estão ajudando pessoas e o meio ambiente, sem abrir mão da sustentabilidade financeira dos negócios.

A edição do LISx ,em 2018, foi apoiada pelo Yunus Negócios Sociais Brasil, que ofereceu treinamento da equipe de facilitadores e curadoria de workshops da jornada.

Já na edição de 2019, contou-se com a participação das pessoas que trabalham na área para palestrar na segunda semana aos alunos. Foram eles: Augusto, do Grupo Anga; Marília Lara, da Stattus 4; Cleiton Piva, da Assessoria d’Impacto; Josué Graton, da empresa Sinctronics; Pêu Ribeiro, Organizador do Festival Febre e Woll Leonotti, Produtor de Cultura e Criativo.

Durante todo o processo das edições do LISx, os alunos puderam criar consciência da sua função social do curso de graduação, compreendendo como eles mesmos podem causar impactos positivos através de sua futura atuação profissional.

O reconhecimento

Em 2020, foi aberto o edital de premiação “Prêmio Boas Práticas na Academia” realizada com apoio da Chamada Impulse da Aliança pelo Impacto que buscou as melhores práticas para abordagem de Negócios e Investimentos de Impacto em instituições de ensino superior brasileiras.

O prêmio visava reconhecer e divulgar iniciativas acadêmicas realizadas em cursos de graduação de Instituições do Ensino Superior (IES) de todo o país focadas na agenda de investimento e negócios de impacto é o principal objetivo da publicação Boas Práticas em Negócios e Investimento de Impacto na Academia.

O LISx foi finalista nessa premiação e a metodologia de jornada de aprendizado foi referenciada na publicação.

Nessa publicação, o LISx foi descrito como:

“O “LISx” iniciativa liderada pela professora Tamara Nanni Camargo, do Centro Universitário Facens (FACENS/SP), conta com proposta teórico-prática consistente e apresenta grande potencial para estimular os alunos a gerarem negócios socioambientais que incluam tecnologias digitais no desenho de seus produtos e serviços. Somado a isso o referencial teórico-prático permite uma abordagem humanística para o estudante, promovendo espaço para autoconhecimento e identificação de habilidades empreendedoras dedicadas a um propósito de impacto social positivo.”

Para conhecer as demais práticas reconhecidas, clique aqui.

O LISx, assim como outros projetos realizados na Facens, busca a formação de profissionais cidadãos, que estejam preparados para o futuro, transformar realidades através das suas atividades profissionais, de forma ética, responsável e inovadora.

Parabéns pela iniciativa, LIS!

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x