Projeto de centro universitário brasileiro é finalista no QS Reimagine Education Awards com projeto de bem-estar e propósito
Enlace da UniFacens foi selecionado entre mais de 1.600 iniciativas globais na premiação que reconhece os pioneiros no setor educacional
O laboratório de inovação “Enlace – Bem-estar e Florescimento para sentir e aprender”, realizado pela UniFacens, em Sorocaba (SP), está entre os finalistas do QS Reimagine Education Awards, premiação internacional que reconhece pioneiros do setor educacional comprometidos em redesenhar a aprendizagem e as oportunidades para as próximas gerações. A iniciativa concorre na categoria “Nutrindo Bem-Estar e Propósito”. O anúncio dos vencedores aconteceu em Londres, no Reino Unido, no dia 3 de dezembro.
A edição deste ano do evento recebeu mais de 1.600 inscrições distribuídas em 18 categorias. A seleção para a shortlist ocorreu após uma primeira rodada de avaliações conduzida por mais de 800 juízes internacionais, posicionando o projeto entre os 20% melhores classificados na competição global.
“Todas as pessoas possuem talentos e habilidades únicas, que muitas vezes permanecem desconhecidos ao longo da vida. O Enlace nasce com o propósito de promover autoconhecimento e preencher lacunas relacionadas às necessidades humanas e emocionais, frequentemente subestimadas. A iniciativa busca ampliar as competências socioemocionais e autoconsciência dos estudantes, favorecendo as suas trajetórias acadêmica e profissional. Nosso objetivo é viabilizar atividades que estimulem conhecimento, reconhecimento, conexão e aproximem nossos alunos das habilidades que impulsionam seu florescimento humano e bem-estar”, explica Thais Beldi, Diretora de Estratégia e Educação Inovadora.
Jornada de florescimento humano
Um dos programas do Enlace utiliza uma estratégia narrativa denominada “O Metrô Enlace”, uma jornada online e presencial que os estudantes percorrem ao longo dos oito semestres nos cursos de graduação. Esta estrutura conta com quatro rotas e quinze estações, e abordam competências e habilidades humanas como: autoconhecimento, organização interna, perspectiva e criatividade. O projeto tem 40 horas e integra o currículo de todos os cursos da instituição.
Todos os programas do Enlace são baseados em dados que são analisados por meio de um dashboard (painel) pelo time do laboratório de inovação e os estudantes, o objetivo é possibilitar uma tomada de decisão mais efetiva. As demais atividades incluem intervenções presenciais em sala de aula, imersões e programas de treinamento para monitores. Entre 2021 e 2024, o Enlace registrou mais de 8.000 participações em suas atividades.
Raquel Barros, coordenadora do Enlace UniFacens, destaca o caráter colaborativo da iniciativa.
“É um trabalho co-criado com a experimentação e o feedback dos estudantes e docentes, construímos juntos e vamos continuar construindo. Para nós, mais que uma indicação importante, é o reconhecimento de que estamos no caminho certo”, comemora.
Clique nas imagens para ampliá-las.









Deixe um Comentário