Por LIS Facens
O Prêmio Educador Sustentável Facens é uma iniciativa do Comitê de Sustentabilidade da Facens com apoio do Laboratório de Inovação Social que visa reconhecer e valorizar os docentes envolvidos no processo de formar cidadãos responsáveis e preocupados com os Objetivos Globais.
A edição desse ano ocorreu em comemoração do sétimo aniversário da Agenda2030, que instituiu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com a meta de erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir a paz e a prosperidade.
A premiação é composta por duas categorias, sendo elas:
- Educador Sustentável – contempla as iniciativas que representem as iniciativas que impactem os alunos em temas relacionados aos 17 ODS e à sustentabilidade em geral, podendo ser aulas, dinâmicas, cases e projetos já aplicados em sala de aula.
- Menção Honrosa – nessa modalidade concorrem trabalhos acadêmicos nos quais o professor inscrito esteja diretamente envolvido, não havendo, no entanto, necessidade de estar concluído.
Para a definição dos vencedores houve um momento de votação popular, aberto a todo o público. Os projetos dos professores participantes ficaram disponíveis no site de Sustentabilidade da Facens para visualização e o público pôde votar em um projeto de cada categoria e, assim, contribuir com o processo de definição dos ganhadores. E comemoramos bastante o engajamento de toda a comunidade, pois alcançamos 1.293 votos!
Além disso, também contamos com a Comissão Avaliadora, composta por professores responsáveis por analisar os projetos com base na aderência aos critérios, perfil e princípios do prêmio.
Esse trabalho foi de fundamental importância para a premiação, vamos conhecer os professores que assumiram o papel de avaliadores?
Há mais de uma década desenvolvendo Hackathons, já atuou como mentor no Startup Weekend e no Nasa Space Apps, Hackathon da Nasa, considerado o maior Hackathon do mundo. Mais de 930 horas de experiência, tendo impactado mais de 1000 pessoas. Graduação em Administração: Marketing pelo Cesupa; Pós-graduação em Gestão em Marketing pela ESPM-SP; Mestrado Profissional com duplo diploma em Ciência da Gestão e Gestão Internacional pela Université Catholique de Louvain, Bélgica e University of Sydney, Austrália (Top 3/Ranking Financial Times); Sócio Proprietário da Hack Experience, Startup de Soluções em Inovação e Hackathons, e Coordenador do International Office e Redes de Cooperação do CESUPA.
Felipe Augusto H. D. Oliveira
Faço parte da Diretoria da YCL em Portugal. Geógrafo, Doutorando no Programa de Doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável na Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Desenvolvimento Regional e Especialista em Análise Ambiental pela UFPR. Além de professor de Geografia, também tenho atuação como Educador Ambiental. Como bacharel em Geografia, atuei em diagnósticos e pesquisas ambientais e de caráter socioeconômico. Na Associação de Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI, Santa Catarina/Brasil) atuei no Projeto Mananciais, ação que busca a recuperação florestal para a disponibilidade hídrica. Também sou treinador de Rugby da equipa Sub 8 dos Tubarões da Costa da Caparica!
Francisco José Salvador Paixão
Mestrando em Administração na Faculdades Novos Horizontes, graduado em Administração e Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1985), especialização em Finanças pelo IBMEC-BH e gestão acadêmica pelo Centro Universitário Newton Paiva. Atualmente é coordenador do curso de Administração, modalidade presencial, coordena o CNE – Centro Newton de Empreendedorismo e docente nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Saúde e Engenharia da Produção do Centro Universitário Newton Paiva.
Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas (1999), mestrado em Educação (2002), doutorado (2010) e dois pós-doutorados (2012 e 2021) em Educação Científica e Tecnológica, sendo todas as formações e títulos obtidos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ciências Humanas e Educação e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (desde 2014), da Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba. Tem experiência na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências/Biologia, Formação inicial e permanente de Professores, Abordagem Temática Freireana, Currículo, Educação Ambiental Crítico-Transformadora via temas geradores e Educação do Campo. Importante ressaltar que todas as linhas de pesquisa se articulam com o referencial teórico da Pedagogia Crítico-libertadora.
Graduado e Mestre e Ciência da Computação pela UFSCar. Especialista em Segurança da Informação pela UNIRIO. Professor de cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Computação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Experiência de 18 anos como professor universitário, lecionando disciplinas de programação e segurança da informação. Experiência durante 8 anos como tutor virtual do curso de Sistemas de Informação (Modalidade EAD) da UFSCar, Faculdade Drummond e do Centro Universitário Claretiano. Autor de livros preparatórios para concursos públicos (área jurídica – disciplina de informática). Autor de material didático de disciplinas EAD para a Anhembi Morumbi (disciplina de Segurança da Informação) e para o Centro Universitário Claretiano (disciplina de Estrutura de Dados II ? Pesquisa e Ordenação). Liderou o Comitê Permanente do ENADE na Anhembi Morumbi visando desenvolver ações de engajamento e preparação para o ENADE. Além de experiência em coordenação de cursos de graduação, pós-graduação e gestão acadêmica.
Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar – 1993), mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais (UFSCar – 1996), doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais (UFSCar – 2001), Livre-Docência em Materiais e Reciclagem pela Unesp (2011) e Especialização em Jornalismo Científico pela Unicamp (2015). De 1999 a 2003 foi Professor Assistente e Adjunto do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará. Desde 2003 atua na Universidade Estadual Paulista – Unesp, em Sorocaba, inicialmente como Professor Assistente Doutor (2003-2011), posteriormente como Professor Adjunto (2011-2018) e atualmente como Professor Associado. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental e Engenharia de Materiais com ênfase em Polímeros, principalmente no tema de reciclagem de materiais presentes nos resíduos sólidos urbanos. Atua também na área de jornalismo e divulgação científica.
E, depois das etapas de avaliação, já temos o resultado dos vencedores! Em cada categoria, destacamos os três primeiros lugares, embora todos os incritos tenham recebido reconhecimento. Vamos conhecer os vencedores de cada categoria?
Categoria Educador Sustentável:
1º lugar – Sandra Cristine Arca, com o projeto “Sustentabilidade e saúde mental: um caminho possível para a prevenção do suicídio”
2º lugar – Rosana Fernandes Antonio, com o projeto “Uma Jornada de Sustentabilidade com Aplicação dos Princípios da Química Verde”
3º lugar – Miguel Machado, com o projeto “Horta sustentável – UPx agronomia”
Categoria Menção Honrosa:
1º lugar – Denis Borg, com o projeto “Robô Agricultor”
2º lugar – Ana Carolina Formigoni Basso Marques, com o projeto “Tarmana – Centro de Reabilitação e Conservação de Tartarugas Marinhas”
3º lugar – Angelina Vitorino de Souza Melaré, com o projeto “O Tripé ESG “Educação-Gamificação- Sustentabilidade’ – Brincando, Conscientizando e Mudando a sociedade”
Os professores que conquistaram o primeiro lugar nas duas categoria receberão como prêmio, uma estadia de final de semana com acompanhante em um Hotel Eco.
Todavia, essa premiação também é uma maneira de reconhecer o trabalho desses profissionais, bem como incentivar iniciativas semelhantes. Todos os docentes que participaram do Prêmio Educador Sustentável têm grande mérito por estar levando a temática da sustentabilidade para a sala de aula, formando, dessa forma, profissionais preocupados com as mudanças climáticas, capazes de provocar a mudança!
Nós, do Laboratório de Inovação Social e do Comitê de Sustentabilidade da Facens, agradecemos a participação de todos os professores na edição do Prêmio Educador Sustentável de 2022. A genuína iniciativa de trazer a sustentabilidade para dentro de sala de aula já é uma atitude de grande mérito: educadores, vocês são responsáveis por formar os profissionais do futuro!
Quando o conhecimento que transmitem está imerso em um contexto de problemas reais, nossos alunos estarão mais preocupados com o futuro do nosso planeta e mais preparados para lidar com os desafios vindouros. Esperamos que a premiação possa reconhecer o esforço de cada participante e incentivar outros profissionais a desenvolver suas dinâmicas, inspirados nos participantes dessa edição. Desejamos muito sucesso aos professores dedicados nesse processo de transformação! Vamos todos ser muda mundo!