Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O fim da Era de Elizabeth II

Por DRI Facens

No dia 8 de setembro de 2022 chegou ao fim o reinado de Elizabeth II, a primeira da história da monarquia britânica a permanecer por 70 anos no trono.

Falecida aos 96 anos de idade, a rainha sempre foi uma figura internacional muito respeitada e a notícia de sua morte foi recebida com pesar pelo mundo todo.

Conheça mais sobre quem foi Elizabeth II e sua história. 

A vida de Elizabeth II

Nascida em 21 de abril de 1926, Elizabeth II ou Elizabeth Alexandra Mary era a filha mais velha do príncipe Albert de Windsor (Duke de York), que era o filho mais novo do rei George V.

A então princesa foi educada em casa por tutores junto de sua irmã mais nova, Margaret, e futuramente serviria durante a 2ª Guerra Mundial, alcançando o posto de comandante júnior do Auxiliary Territorial Service.

Casou-se em 1947 com o jovem oficial Tenente Philip Mountbatten, filho do príncipe Andrew da Grécia, e tiveram 4 filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward, respectivamente.

O caminho até a coroa

Inicialmente, Elizabeth não era vista como uma candidata direta ao trono, tanto que pôde disfrutar dos benefícios da monarquia sem as pressões da sucessão.

No entanto, tudo muda quando ainda durante sua infância, seu tio abdica do trono e seu pai assume a coroa como George VI em 1937.

O Reinado de Elizabeth II

Apesar de fazer parte do Conselho Privado e do Conselho de Estado podendo assumir algumas funções do rei, Elizabeth só ascende ao trono em 6 de fevereiro de 1952, com a morte de seu pai devido a um câncer no pulmão.

Em todos os momentos do seu reinado, a monarca foi conhecida por sua postura branda e por não revelar suas opiniões políticas. Ela sempre se encontrava com seus primeiros-ministros para acompanhar o andamento do país.

Um dos grandes feitos de Elizabeth em seu reinado foi a reconfiguração da Commonwealth, após os processos de independência de muitos dos territórios, que anteriormente eram britânicos.

Assim, o fórum se torna uma organização intergovernamental conectando o Reino Unido às ex-colônias e outros países, como por exemplo Austrália, Canadá, África do Sul, Nova Zelândia, Moçambique, entre outros.

5 curiosidades do reinado de Elizabeth II

  • Ela tornou possível que as princesas entrem na linha de sucessão ao trono;
  • O Commonwealth, explicado acima, está intrinsecamente ligado ao seu reinado;
  • Em março de 1960, a rainha foi a primeira pessoa a ter o rosto impresso nas cédulas da libra esterlina (moeda oficial do país);
  • Elizabeth II teve o segundo reinado mais duradouro da história, atrás apenas de Luís XIV da França de 72 anos (1643-1715);
  • Em 1968, realizou sua única viagem ao Brasil, visitando as cidades de Brasília, Recife e São Paulo.

Fica a dica!

Baseado em fatos reais, a série The Crown, da Netflix, apresenta a vida da rainha Elizabeth II dos anos de 1940 aos tempos modernos de seu reinado.

Qualquer semelhança com a realidade, pode ser mera coincidência!

Para mais conteúdo como este, oportunidades internacionais e curiosidades culturais, nos siga no Instagram: @dri_facens.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x