No último dia 16 de novembro, Michael Hopkins, Victor Glover, Shannon Walker e Soichi Noguchi decolaram à bordo da cápsula Crew Dragon rumo à Estação Espacial (ISS).
O lançamento aconteceu com o foguete Falcon 9, da empresa SpaceX, se tornando o novo sistema de transporte espacial da NASA após nove anos de dependência do foguetes Soyuz, da Rússia.
Este lançamento é uma sequência da missão “teste”, que aconteceu entre maio e agosto, a qual levou dois astronautas americanos para a ISS e, depois, foram trazidos com segurança para a Terra pela própria SpaceX.
O sucesso da missão pode marcar o fim de uma parceria de quase 10 anos com a Rússia, depois que os EUA interromperam seus voos com ônibus espaciais há nove anos.
Dessa forma, o tão sonhado retorno a Lua, com a missão Gateway, pode ser 100% americano, rompendo mais de 20 anos de cooperação entre os países e estrelando as tecnologias da SpaceX.
Curiosidade: Estação Espacial “lotada”
Muito legal, muito bacana, mas essa missão tinha um detalhe curioso: a Estação Espacial já abrigava 2 astronautas e, com a chegada da Crew Dragon, 1 astronauta ficaria sem “ter onde dormir”.
Parece roteiro filme, mas não é! A Estação Espacial tem apenas seis dormitórios e, com a chegada dos novos habitantes, seriam 7 pessoas convivendo no mesmo espaço.
Mas, para mentes brilhantes, este não é um problema dos mais graves. A capsula Crew Dragon foi a escolhida para abrigar o capitão da missão, Mike Hopkins.
A superlotação também impactou no uso de equipamentos para exercícios físicos, que precisarão ser agendados para que todos possam praticar suas atividades diárias.
Um dos principais pontos que vamos ter que nos atentar mais é o agendamento de tudo, principalmente dos equipamentos de exercícios. Todos temos que nos exercitar todos os dias, e isso é muito importante. Existem cronogramas bem mais apertados associados ao uso dos equipamentos, o que vai nos dar menos flexibilidade no resto do dia.”
explica Shannon Walker.
Um perrengue no espaço a gente não vê todo dia, não é mesmo? Mas a NASA já tem planos para enviar mais quartos e até mesmo um banheiro mais moderno para a Estação.
Porém, a construção de todos eles ainda pode levar algum tempo para ser finalizada. Enquanto isso, a ISS se torna coração de mãe – que sempre cabe mais um – e abriga 7 astronautas até 2021.