No dia 30 de outubro, celebraremos o Día de los Muertos, famosa festividade mexicana que aborda costumes e tradições importantes do México. Que tal saber um pouco mais sobre este país latino?
História
Grande berço das antigas civilizações da América Latina, o México é um território que desde os primórdios foi palco de importantes e fortes culturas do nosso continente: Maias, Astecas, Olmecas e Toltecas. Graças a isso o país possui cerca de 60 línguas indígenas além do espanhol como seu idioma oficial.
Com aproximadamente 130 milhões de pessoas vivendo em seu território, o país dá exemplo em como honrar e preservar sua ancestralidade. Sua capital, Cidade do México, também não fica para trás; além da famosa escultura monumental El Ángel de la Independencia (monumento em honra à independência do país), o fabuloso Palacio de Bellas Artes (Palácio mantido como museu e centro cultural artístico) demonstra excelência na preservação cultural no país.
O México não é só uma nação rica em cultura e tradição, mas também conta com cidades modernas, mantendo um equilíbrio perfeito entre o novo e o antigo. Que tal visitarmos cinco lugares incríveis do México pelo vídeo abaixo?
Conheça também a Cidade do México e algumas atividades para se divertir na cidade:
Brasil x México
Países com raízes tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais, México e Brasil andam lado a lado quando o assunto é ser um povo caloroso. Os dois países não só formaram acordos para a implementação de políticas que facilitem o intercâmbio de bens, serviços e investimentos (ACE55), como também se preocupam com inovação e preservação ambiental.
Mas você já pensou que temos um laço ainda mais antigo? As novelas brasileiras fazem sucesso no México! Especialmente as de cunho religioso, como: Josué, Gênesis e Os 10 Mandamentos. Todas foram transmitidas e muito bem apreciadas no país, assim como no Brasil, novelas e séries mexicanas como Chaves, que se tornou um marco muito forte na infância de diversos brasileiros (Isso, isso, isso!).

Cultura: de volta aos vivos
A cultura mexicana, apesar de ser famosa pelo Día de los Muertos e suas músicas tradicionais como o Mariachi e seus trajes de charro, tem muitas características marcantes por ter tido diversas culturas misturadas em suas raízes.

As artes, como e vestimentas vibrantes vem principalmente desse pluralismo cultural, inspiradas em obras que vem desde os murais pré-hispânicos Astecas e Maias às renomadas artes de Frida Kahlo, Diego Rivera e David Siqueiros.
Os valores sociais mexicanos são passados de uma geração à outra, a população é extremamente unida e solicita! (sem “Gentalha! Gentalha!” por aqui); eles prezam muito pelos laços familiares e com a comunidade, por honra a seus antepassados, o que influencia diretamente na alimentação e nos festivais: mexicanos cozinham com a alma e o coração, sendo um costume comum oferecer o prato favorito da pessoa em um altar após sua morte, ou em sua lápide… (Dona Florinda! Vim lhe trazer esse humilde presente!).
Um dos seus pratos mais famosos mundialmente são os Tacos, eles caíram no gosto do povo por serem mais fáceis de se fazer, e claro, serem deliciosos (Hmmm, bolo de murangu).
Que tal aprender a fazer você mesmo? No vídeo abaixo o criador de conteúdo CheffOtto mostra como preparar os Tacos de Lengua, um dos mais comum no México. Costumam dizer que mesmo aqueles que não comem língua de boi irão gostar! (Un poqui-ti-ti-ti-to loco)!
O cheff adorou. Aqui, a opinião é dividida. Mas e você, encara essa maravilha mexicana ou prefere a versão de carne?
Ensinamentos ancestrais: toltecas
Uma das mais importantes civilizações antepassadas do México são os Toltecas, povo que habitou o território em que hoje é o norte mexicano, por volta de 908 DC. Nesse povoado acreditava-se firmemente em quatro ensinamentos para alcançar a melhor qualidade de vida:
- “Seja impecável com suas palavras” – As palavras têm poder de modificar a realidade, não devemos utiliza-las de modo leviano. Evite ferir os outros e a si mesmo com palavras;
- “Não leve nada para o lado pessoal” – As atitudes e palavras dos outros refletem apenas seus sentimentos e pensamentos. Não há necessariamente alguma relação com você;
- “Não tire conclusões” – Atente-se à realidade concreta; evite assumir sem certeza aquilo que outros pensam, para evitar conflitos;
- “Sempre dê o melhor de si” – Dê o seu melhor independente das circunstâncias, mas saiba reconhecer que seu melhor pode variar de dia para dia.
Saberes e dizeres antigos refletem como a sociedade humana se desenvolveu, é no passado que aprendemos para o futuro. Use esses conhecimentos para melhorar o mundo junto conosco!
DRI Indica:
Filmes para ver um poquito do México:
Viva – A Vida é uma Festa – 2017 (Disponível no Disney+): Miguel, nosso pequeno aspirante a cantor, por coincidência do destino, embarca numa aventura no mundo dos mortos justo quando um de seus antepassados esquecidos está com problemas. Mas o garoto também está encrencado, caso ele fique muito tempo no submundo ele passará para o outro lado e não voltará mais! Será que ele vai conseguir resolver tudo isso e voltar antes que seu empo acabe?
Perdido pra Cachorro – 2008 (Disponível no Disney+): Papi, um bravo herói canino conhece sua lady: Chloe, uma donzela canina de alta classe de Beverly Hills. Seria o romance perfeito entre dois descendentes de antigos guerreiros Asteca Chihuahua, se não fosse pelo fato derrepente Chloe estar perdida no México por causa de uma viagem inesperada de sua dona e se envolver com ladrões de antiguidades que podem estragar tudo. Como dois cachorros podem resolver um problema de humanos dessa magnitude?
Dia de los Muertos Facens
Durante o mês de outubro, DRI Facens, Biblioteca, Enlace e Gente&Gestão promovem diversas atividades ligadas à tradicional festividade mexicana.
Confira a programação completa e participe!


Para mais conteúdo como esse, oportunidades internacionais e curiosidades culturais, siga o DRI Facens no Instagram: @dri_facens. Ay ay ay! 😊









Deixe um Comentário