Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mapa superdetalhado da superfície da Lua é divulgado pela primeira vez

Elaborado com a combinação de informações da missão Apollo e pesquisas recentes, astrônomos divulgaram o mapeamento que pode servir de base para novas missões

Um arquivo superdetalhado da superfície lunar foi divulgado ha poucos dias em parceria entre a Nasa, o Serviço Geológico dos EUA (USGS) e o Instituto Lunar Planetário. O mapa , denominado “Mapa Geológico Unificado da Lua”, conta com informações como topografia e tipo de solo, além de combinar informações adquiridas pelas missões Apollo dos EUA, entre as décadas de 1960 e 1970, e dados obtidos por satélites ultramodernos.

“Esse mapa é o resultado de um projeto de décadas. Ele traz informações vitais para novos estudos científicos, conectando a exploração de pontos específicos da Lua com o restante da superfície lunar”

afirmou o o geólogo Corey Fortezzo, do USGS, que liderou o estudo que produziu o mapa.

Pra entender melhor o mapa, ele foi elaborado com diferentes cores, que representam os tipos de rocha e em qual era elas se formaram, podendo também contar a história geológica do satélite. Em relação a escala, cada milímetro do mapa corresponde a 5 quilômetros na lua, o que significa que sua escala é de 1 para 5.000.000.

Os especialistas explicam o que algumas cores significam no mapa, e nos ajudam a entender melhor como a superfície da Lua é formada. Por exemplo, o amarelo, simboliza solo do período copérnico, o mais atual, que teve início há 1 bilhão de anos. Já as cores vermelho e roxo indicam solo de origem vulcânica.

Se você quer ver mais, fique tranquilo! O mapa da Lua – com uma super resolução – é de domínio público e pode ser baixado no site do projeto. Uma versão com anotações também está disponível. Nestes, você pode localizar pontos nos quais as missões lunares pousaram, morros e crateras que formam a superfície lunar!

FONTE: G1 Olha que legal!

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Anterior
Próximo Mais Votado
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x