Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Qual máscara?: Iniciativa online fala como se proteger contra o coronavírus

No dia 11 abril de 2020 foi declarado pela OMS que, oficialmente, o mundo vivia uma pandemia. Naquela época, pouco se sabia sobre o vírus e como poderíamos nos proteger.

Em poucos meses, a dupla máscara e álcool em gel entrou na rotina da maior parte da população mundial como uma forma de prevenção da doença.

Após um ano de pandemia, mundo conhece o comportamento do vírus, medidas eficazes para que ele não se espalhe e até vacinas foram desenvolvidas. Todas essas informações são resultado dos esforços de muitos profissionais da área da Ciência.

Porém, uma coisa ainda é senso comum: o item essencial na rotina de qualquer ser humano em 2021 continua sendo ELA! A máscara. Com novas mutações do vírus e tantas outras informações, como saber qual é a ideal?

Informação é o caminho!

Para auxiliar com informações atualizadas e baseadas em evidências cientificas sobre a proteção contra o Covid-19, Beatriz Klimeck (antropóloga, mestra e doutoranda em Saúde Coletiva e mestranda em Divulgação Científica e Cultural pela Unicamp) Ralph Holmann (Administrador público, fotógrafo, gestor de Mídias Sociais e mestrando em Comunicação pela UFF) criaram a iniciativa ‘Qual Máscara?’.

Além do compartilhamento de informações verídicas, a iniciativa que está presente no Twitter, Instagram e Facebook fala sobre o uso correto das máscaras, distanciamento, ventilação, formas de contágio e combate à informações falsas.

A dupla conta que a principal razão para criar o ‘Qual Máscara?’ foi o consenso de que é fundamental que haja a conscientização sobre o uso das máscaras e o quanto elas são fundamentais para que todos se protejam da contaminação pelo ar.

“Estava acompanhando as informações mais atualizadas sobre o uso de máscaras para a minha família e percebi que a maioria das instruções ainda se baseavam em informações desatualizadas sobre as formas do contágio.”

conta Beatriz.

Desde dezembro de 2020, o ‘Qual Máscara? publica em seu perfil informações sobre o uso correto das máscaras, eficácia e durabilidade das máscaras de pano, uso adequado dos escudos faciais, descarte e manuseio mascaras cirúrgicas, máscaras antivirais e até dicas para máscaras para as crianças.

Acesse o ‘Qual Máscara?’ na sua rede social favorita:

Twitter: @qualmascara

Facebook: Qual Máscara?

Instagram: @qualmascara

Afinal, qual máscara?

O primeiro post informativo da página do ‘Qual Máscara? no Instagram responde essa pergunta pra gente. E é preciso pensar em duas variáveis: filtragem e vedação.

Com o avanço dos estudos, foi descoberto que a maior parte do contágio acontece por aerossóis, ou seja, pequenas partículas que ficam suspensas no ar.

Dessa forma, as máscaras que apresentam uma vedação maior e uma filtragem mais eficaz são as mais seguras e nos protegem mais.

As opções são as máscaras N95/PFF2, máscaras cirúrgicas e as tradicionais máscaras de pano, com alguns ajustes e upgrades. Vamos conhecer todas a seguir.

Máscaras N95/PFF2

Talvez muitos ainda não conheçam pelo seu nome, mas já viram algumas pessoas usando elas por aí: as máscaras N95/PFF2.

São aquelas máscaras azuis ou brancas que usamos com um elástico atrás do pescoço e um na cabeça. Elas são perfeitas para nossa proteção por conta da boa vedação e camadas de filtro que impedem o contato com o vírus.

Os modelos de N95/PFF2 podem ser reutilizadas entre duas e cinco vezes e são encontradas a partir de 2 reais em lojas especializadas em produtos hospitalares, material para construção e internet. Se você puder, vale a pena investir.

A inciativa PFF2 Para Todos criou uma tabela online para facilitar o acesso e compra desse modelo de máscaras. No link você encontra modelos de N95/PFF2 disponíveis em diferentes sites e com valores mais acessíveis. Clique aqui e acesse.

IMPORTANTE: Na hora de comprar máscaras N95/PFF2, verifique se a embalagem consta o selo de aprovação do INMETRO.

Máscaras cirúrgicas

As máscaras cirúrgicas também são opções melhores, quando comparadas com as máscaras de pano, principalmente se tiverem uma haste para moldar no nariz.

Elas se ajustam bem na maioria dos formatos de rostos, impedindo o “vazamento” de ar, cobrindo o nariz e queixo. Importante lembrar que as máscaras cirúrgicas não são reutilizáveis.

Você encontra as máscaras cirúrgicas pela internet, farmácias e lojas especializadas em produtos hospitalares em embalagens com 20, 30, 50 unidades ou mais.

Máscaras de pano

Se você optar por usar máscaras de pano, certifique-se de que ela possui 3 camadas de tecido, que não tenham costuras na parte da frente e que se ajustem bem ao rosto, cobrindo o nariz e o queixo.

Outro detalhe muito importante: máscaras de pano perdem sua eficácia após 30 lavagens.

Mesmo com a chegada das vacinas e outras medidas para contenção do vírus, fato é que as mascaras continuam sendo fundamentais.

Além delas, evitar aglomerações, ficar em casa, o quanto puder, e se manter bem informado faz toda a diferença!

Para saber mais, acesse as redes do ‘Qual Máscara?’ e compartilhe essa ideia! Para download de materiais informativos clique aqui. Não esqueça de dar os créditos ????

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x