As equipes finalistas estão definidas!
Parabenizamos a todos os alunos das equipes que se dedicaram em todas as etapas do projeto até aqui, especialmente no HACKATHON!
Ao todo, tivemos 98 alunos inscritos nesta edição do projeto e agora seguimos com 8 alunos que poderão prototipar e implementar as soluções idealizadas por suas equipes em comunidades da Mata Atlântica e Amazônia.
Equipes finalistas
EQUIPE 5 | Juçara
Solução: Estufa inteligente
Localidade em que a solução será implementada: Banarte, Miracatu/SP
A Banarte é composta por um grupo de artesãs, todas mulheres, que fazem uso da fibra da bananeira – abundante na região – para criação de artesanatos, sendo estes comercializados na própria sede da associação e até mesmo sendo comercializada em grandes redes nacionais e internacionais, como a Tok&Stok.
A principal problemática abordada pela equipe foi a de facilitação do processo de secagem da matéria prima do artesanato feito na comunidade, a fibra da bananeira. Hoje, as artesãs dependem de condições climáticas ou adaptações não padronizadas para realizar a secagem das fibras, processo delicado e que, caso não seja realizado da maneira correta, acarreta na perda da matéria prima.
Com isso em mente, a equipe 5 do desafio da 3ª edição do Florestas Inteligentes optou por uma estufa inteligente, que através de sensores de humidade e temperatura, conseguem acomodar as fibras para secagem através de lâmpadas. Toda a alimentação do sistema será feita através de placas solares, tornando a energia utilizada renovável.
EQUIPE 2 | Jambu
Solução: Extrator da fibra de coco
Localidade em que a solução será implementada: MMIB, Ilha de Cotijuba/PA
O MMIB é responsável pela promoção de diversas iniciativas na ilha que possui 10 mil habitantes.
A principal problemática abordada pela equipe foi a de facilitação e melhor direcionamento de resíduos na ilha, mais especificamente de resíduos orgânicos do coco, de consumo muito comum nas praias e localidades da ilha. Hoje, sem um direcionamento, o coco é apenas descartado ou queimado, contribuindo para a proliferação de lixo, doenças e também de gases do efeito estufa por conta da decomposição orgânica.
Com isso em mente, a Equipe 2 optou por desenvolver um maquinário que facilita a extração da fibra de coco, material muito maleável e com valor comercial, seja para venda a granel ou para facilitação de produção de artesanato utilizando essa fibra.
Próximas etapas
Em breve, ficaremos felizes em compartilhar as aventuras dos finalistas na etapa de prototipação. Nossos destinos serão Banarte, Miracatu/SP, e MMIB, Ilha de Cotijuba/PA.
Nos vemos em breve!
Patrocinadores
A 3ª edição do Florestas Inteligentes conta com o patrocínio da Alcoa, Munksjö, Reservas de Votorantim e Veolia.
Agradecemos por serem parte da 3ª edição do projeto, e por continuarmos, juntos, conectando mentes para transformar vidas!
Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, não hesite em entrar em contato com a equipe de Sustentabilidade da Facens.