Por Eliane Rocha
Você já foi voluntário ou conhece alguém que seja? Saiba que dia 28 de agosto é uma data especial para celebrar essa pessoa! ????
Em 2001, a ONU elegeu o a data para lembrar do voluntariado, um trabalho no qual todos são unânimes em dizer que “faz bem não só para quem o recebe, mas também para quem o faz”.
De todos os significados que a palavra “voluntário” possui, a que muito representa o sentimento daqueles que se dedicam a esse trabalho é “pessoa que, vendo a necessidade do outro ou de algo, dedica seu tempo a ajudar pensando no benefício alheio, sem querer nada em troca.”
Existem muitos tipos de voluntariados: de ajuda assistencial, habilidades, capacitação intelectual e outros. Os primeiros registros de trabalho voluntário no Brasil começam com os jesuítas. A partir desse trabalho, nascem as Santas Casas e, durante anos, fica ligado à igreja, à caridade.
Mais para as últimas décadas é que temos visto a sociedade civil organizada oferecendo seu tempo, suas expertises para melhorar, não só a questão financeira, mas de habilidade das pessoas, fazendo com que suas capacidades sejam aprimoradas.
Um exemplo disso, é a capacitação gratuita de jovens para o mercado de trabalho. A Adriana Melchiori, líder de Gente e Gestão na Facens, contou um pouco sobre ser voluntária no Projeto Momento de Carreira.
Para Adriana, o maior objetivo do seu trabalho voluntário é despertar as pessoas para que elas tenham possibilidade de realizar seus sonhos.
O resgate da autoestima, missão de vida, do que ela gosta de fazer, reconectá-la a sua essência. Muitas vezes o voltar a estudar é o sucesso e não a questão do trabalho. Algumas vezes, adquirir dignidade dentro da família”.
afirma Adriana.
Seja no ambiente pessoal e/ou profissional, Adriana, segue com seu propósito de ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos.
Para ouvir mais histórias de voluntários, acesse o Instagram do LIS (Laboratório de Inovação Social da Facens), @lisfacens. Lá, você vai encontrar relatos de experiências inspiradores e até motivos do porquê ser voluntário!
Há várias causas que você pode ajudar e virar um voluntário, se liga só em algumas dicas:
???? Trabalho Voluntário em Sorocaba
???? Apoio a imigrantes e refugiados
???? Voluntariado Global
???? Voluntariado pelo Brasil – Rede Atados
???? Voluntariado pelo Brasil – “Voluntários”
#FicaADica!
E como não poderia deixar de ter, a Biblioteca da Facens deixa aqui uma indicação de documentário sobre o tema.
“Quem se Importa” apresenta diversas (felizes) histórias sobre empreendedorismo social. Entre os entrevistados, estão Muhammad Yunus (Prêmio Nobel da Paz) e Bill Drayton (fundador da Ashoka). O documentário reúne os mais importantes expoentes do setor social do mundo; filmagens aconteceram em sete países
São histórias de voluntariado de grandes personalidades e que mudaram a realidade de milhões de pessoa pelo mundo.
Inspire-se com “Quem se Importa!” e conte pra gente, qual trabalho voluntário você tem vontade de participar?
[…] Leia mais no blog da Facens: https://blog.facens.br/fazer-o-bem-sem-olhar-a-quem-dia-internacional-do-voluntariado/ […]