A Facens foi o palco da cerimônia de premiação da 27ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada no dia 22 de novembro. A instituição é patrocinadora da olimpíada científica desde o início do ano.
Além disso, a cidade se destacou com o maior número de inscritos da região, com mais de 200 alunos que receberam medalhas por sua participação, acompanhados de 45 professores.
O evento teve a presença de grandes nomes da área, como Marcos Pontes, astronauta e senador federal; João Canalle, professor, astrônomo e presidente da OBA; Rodrigo Manga, prefeito de Sorocaba; Vitor Lippi, deputado federal e Antônio Roberto Beldi, mantenedor da Facens, patrocinadora das olimpíadas. Representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB) também marcaram presença.
Beldi afirma que a OBA representa mais do que uma olimpíada do conhecimento, “é uma verdadeira celebração do potencial dos jovens brasileiros. A parceria entre o Centro Universitário Facens e esta iniciativa reafirma nosso compromisso com o futuro, com o desenvolvimento de mentes criativas e inovadoras que serão os protagonistas de amanhã. Temos orgulho e continuaremos empenhados em fomentar a educação, o desenvolvimento científico e o espírito empreendedor entre os jovens.”
Segundo o astrônomo Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle, a OBA torna o aprendizado empolgante e dissemina o ensino da astronomia, astronáutica e ciência afins. “Por meio das atividades e provas, conseguimos atualizar professores e ensinamos alunos de forma participativa, mostrando que estudar pode ser algo emocionante”, afirma.
A OBA, com mais de 1,4 milhão de participantes em todo o Brasil, é a maior olimpíada de astronomia do país. O evento tem como objetivo estimular o interesse dos jovens pela ciência, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de astronomia e astronáutica de forma lúdica e cooperativa.
Em 2024, ao todo, foram distribuídas mais 80 mil medalhas de ouro, prata e bronze para participantes de todos os estados do país, cerca de 38% a mais em relação a 2023. Quase a metade foram de alunos de escolas públicas (mais de 39 mil).