Em junho, a Facens recebeu Letícia Cristófoli Duarte, pesquisadora do CARISSMA Institute of Automated Driving (C-IAD), da Technische Hochschule Ingolstadt (THI), na Alemanha, uma das instituições parceiras internacionais do Centro Universitário.
A visita aconteceu no contexto do Conecta 2030 e marcou o início de um importante projeto colaborativo sobre Segurança Veicular e Mobilidade Inovadora, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). A iniciativa une a Facens, o Laboratório de Sistemas Inteligentes e Distribuídos (LaSID) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a própria THI, intensificando as pesquisas em torno das soluções tecnológicas sustentáveis e seguras para o futuro da mobilidade.
Letícia Cristófoli Duarte é engenheira naval formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas da mesma instituição. Com experiência na indústria, atuou como engenheira de qualidade de fornecedores na Whirlpool Corporation antes de migrar para a pesquisa científica. Desde 2023, integra o CARISSMA Institute of Automated Driving, onde desenvolve estudos voltados à avaliação de sistemas avançados de assistência à condução (ADAS), especialmente em condições climáticas adversas. Atualmente, Letícia inicia seu doutorado na THI, com foco no fenômeno de road spray (spray de estrada) e seu impacto nos sensores de veículos automatizados.
Conheça o CARISSMA
O CARISSMA (Center of Automotive Research on Integrated Safety Systems and Measurement Area) é o principal centro de pesquisa da Alemanha dedicado à segurança veicular. Sediado na Technische Hochschule Ingolstadt, reúne laboratórios de última geração e uma equipe interdisciplinar que atua em áreas como direção automatizada, eletromobilidade, cibersegurança e prevenção de acidentes.
Com forte colaboração internacional e parcerias com a indústria, o CARISSMA tem um papel estratégico no avanço da Visão Zero, proposta da União Europeia que busca zerar as fatalidades no trânsito. Suas pesquisas ajudam a transformar a mobilidade global, desenvolvendo tecnologias que protegem vidas.
Para saber de todas as iniciativas internacionais do Campus da Facens, acompanhe o DRI pelas redes sociais (Instagram @dri_facens) ou pelo site!
Deixe um Comentário