O Simulation Exploration Experience (SEE) é um projeto criado pela National Aeronautical and Space Administration (NASA), com o objetivo de integrar várias instituições de ensino ao redor do mundo.
No início de cada edição, a NASA passa para as instituições integrantes uma missão, onde é especificado o ambiente e o que se pode fazer no decorrer do projeto.
O SEE consiste no desenvolvimento de projetos de modelagem e simulação de sistemas complexos (M & S), proporcionando aos alunos a oportunidade única de trabalhar com equipes internacionais como a dos EUA, Canadá, Itália, Inglaterra, França, Bulgária e Alemanha. A equipe da Facens participa do SEE desde 2016.
Em 2021 ocorreu a 11ª edição do evento e, em abril, tivemos o encerramento da edição, que estaria marcada para ser no Brasil. No entanto, por conta da pandemia, os organizadores do evento optaram pela versão online. Para 2022, a previsão é que a celebração aconteça presencialmente na Facens.
A celebração de encerramento da edição contou com a presença de pessoas ilustres da NASA como: Edwin Crues, Mike Conroy, Simon Taylor entre outros.
Assista ao evento: https://www.youtube.com/watch?v=GTbE4UJsmiA
MISSÃO 2021
Diferente de todas as outras missões, a missão de 2021 alterou o calendário tradicional da simulação de 50 para 25 anos no futuro, refletindo a necessidade e oportunidade de prever e construir uma nova base com a ciência e exploração trabalhando juntas. Dessa forma, a missão proposta para 2021 se ambienta na lua em uma nova base seguindo a missão Artemis, no Pólo Sul.
Para essa missão, o time “Facens Brazil” desenvolveu três novos federates para o ambiente lunar. Foram eles: Exploration Vehicle (ECLE), Lunar Explorer (LUNE) e Astronaut (ASTRO), que são respectivamente, um veículo exploratório, uma sonda de exploração e um astronauta. Todos foram desenvolvidos com o objetivo de explorar o ambiente lunar.