Em 2020 o curso de Arquitetura e Urbanismo da Facens alcançou uma importante marca, participando de quatro grandes concursos de projetos para estudantes.
Todo o trabalho foi realizado de forma remota e os alunos se superaram para entregar excelentes resultados.
Conheça alguns dos projetos apresentados pelos alunos Facens em cada uma das competições.
8° Concurso Design for Living IAAC (Instituto Avançado de Arquitetura da Catalunha)
O concurso do IAAC, Instituto Avançado de Arquitetura da Catalunha, tinha como objetivo repensar o habitat humano.
Um tema atual e nada mais necessário, visto a realidade em que estamos presenciando, realizando todas nossas tarefas direto de casa.
Os alunos Arquitetura e Urbanismo Facens, Ana Carolina Mariano, Antoni Romiti, Giovanna Horst, Julia Oses e Milena de Abreu – junto com os alunos da Engenharia Agronômica – Ariadne Holtz e Giovani Silva, encararam este desafio e planejaram a Up House.
A unidade habitacional contava com uma estrutura modular, capaz de ser facilmente montada, além de considerar os novos espaços do programa habitacional em meio a pandemia: uma área de descontaminação ao chegar em casa; um home office e uma horta, para produção de alimentos próprios gerando menor deslocamento dos moradores a mercados.
O projeto foi um dos classificados para publicação no E-book do concurso, junto aos demais projetos, que será lançado em março de 2021.
13° Concurso para Estudantes de Arquitetura do CCBA – Centro Brasileiro de Construção em Aço
O 13° Concurso para Estudantes de Arquitetura do CBCA – Centro Brasileiro de Construção em Aço tinha por objetivo instigar a utilização do aço como material principal do sistema construtivo de um projeto arquitetônico, estimulando o trabalho criativo dos alunos.
A temática livre do concurso instigou os alunos Giovani Gomes, Laura Bacili e Maria Giulia Francischinell, que trouxeram a região do Matadouro Municipal de Sorocaba, que hoje encontra-se abandonado, para área de estudo da intervenção.
O projeto proposto com uso de estruturas de aço foi de um Centro Comunitário, integrado conectado ao Matadouro através de uma praça pública.
Concurso de Parklet do Plasma – Unicamp
O concurso para a criação de um Parklet junto ao laboratório Plasma, da Unicamp, visava a criação de um espaço externo ao laboratório onde os pesquisadores pudessem ter um tempo de descompressão e criação ao ar livre.
Uma das exigências era a utilização de placas solares, além da inclusão de itens de sustentabilidade, ergonomia e conforto térmico.
As alunas Emilly Silva do Amaral, Gabriela Aparecida Benevides, Milena Souza e Bruna Carolina N. Bittencourt contaram com a parceria do estudante de Engenharia Elétrica Facens, Nicolas de Castro Almeida, justamente para buscar o melhor aproveitamento da energia solar no local.
Concorreram ao concurso 21 projetos de 15 diferentes Universidades, entre os quais estava a Facens muito bem representada.
Concurso Parklet 4.0
O concurso do Parklet 4.0, organizado pelo site Projetar, foi uma iniciativa para a criação de projetos de parklets os quais promovessem a conivência urbana, sendo um espaço convidativo, de modo a atrair pessoas que se apropriassem dele.
Nesta iniciativa, a aluna Amanda Sonoda criou o projeto ilustrado da imagem abaixo, “Responsive Light Parklet”, com características específicas que se adaptam ao dia e noite. Dos 182 projetos apresentados, o Responsive Light Parklet teve grande destaque e chamou a atenção pela criatividade e inovação.