Desbancando 26 participantes de 4 países diferentes, a equipe Facens ao Cubo conquistou o 1° lugar na competição CubeDesign Virtual 2020 realizado pelo INPE.
A edição de 2020 aconteceu entre os dias 5 de outubro e 14 de dezembro e divulgou os vencedores no final do mesmo mês.
A equipe de nanosatélites Facens, Facens³, concorreu nas categorias CUBESAT e CANSAT, tendo o melhor desempenho no desafio de “Requisitos” na categoria CUBESAT e 1° lugar para CANSAT.
O projeto apresentado e que conquistou a colocação mais alta no pódio está relacionado à engenharia de sistemas, englobando modelagem e desenvolvimento de um nanosatélite.
Esse dispositivo pode ter o formato e tamanho de uma lata de refrigerante e é denominado de CanSat.
Os alunos precisavam desenvolver todo o modelo matemático e sistemas de computador de bordo para alcançar os objetivos dado pela organização, como suprimento de energia, sensoriamento, sistema de comunicação e sistema de pouso.
O empenho e o trabalho em equipe dos alunos nesse desenvolvimento foi fundamental para tirar nota máxima em todos os requisitos da competição, levando assim o primeiro lugar na categoria
A equipe já tem um histórico de ótimas colocações nas edições de 2018 e 2019 da competição, com o 4° lugar.
A competição
Para enfatizar a importância das atividades espaciais e reconhecer a necessidade de aproximação do tema com a sociedade, professores e alunos de graduação e pós-graduação, nasce o CubeDesign.
Por meio da competição, os participantes podem buscar as ferramentas necessárias para desenvolver satélites e buscar informações sobre áreas no espaço, desenvolvendo competências profissionais básicas e despertando a curiosidade de outras pessoas, para que aprendem mais sobre a importância do CubeDesign.
Essa é uma conquista inédita para a Facens, e é claro, que nos deixa muito orgulhosos e felizes com o que vem pela frente!
Parabéns, Facens³!