Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Entenda como o intercâmbio acadêmico pode fazer sua carreira decolar

A competitividade corporativa é algo que cresce a cada dia. Além das conhecidas “Soft Skills”, conhecimento socioemocional, o profissional deve garantir seu crescimento acumulando capacidades para desenvolver o seu trabalho de forma muito mais ampla, seja com habilidades emocionais e de comunicação, como também crescimento teórico e técnico, as “Hard Skills”.

Uma pesquisa feita pela FPP Edu-Media / The Student World revelou que 83% dos jovens têm a intenção de desenvolver as novas habilidades que o intercâmbio pode proporcionar. Com esses dados, fica nítido que o intercâmbio acadêmico é um tema de grande relevância ao escolher onde cursar o ensino superior, justamente por não haver muitas instituições de ensino que oferecem essa possibilidade ao seu aluno. A coordenadora do Departamento de Relações Internacionais (DRI) do Centro Universitário Facens, Rosi Vieira, vai além e chama a atenção para a aquisição dos “Core Skills” proporcionada pelo estudo no exterior.

Core Skills

Na atualidade, essas são habilidades consideradas essenciais em um mercado cada vez mais interconectado e disruptivo, em transformação constante. No intercâmbio entre Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras o aluno desenvolve aptidões essenciais, como: Capacidade de aprender, de aderir a novas perspectivas de mundo e de lidar com a pressão; Autenticidade, se expressar de forma singular, selecionando dentre as influências externas; Habilidade de comunicação, facilitada pela consciência cultural e pelo ganho de maior sociabilidade e flexibilidade em diferentes ambientes; Confiança gerida pela proatividade e iniciativa requeridas no intercâmbio; Coragem, Criatividade e Empatia ao se relacionar com pessoas de culturas diversas; Resiliência; Trabalho em equipe; Perfil de liderança; Inteligência emocional, etc. Além destas habilidades essenciais, merece destacar o aprendizado e / ou aprimoramento da proficiência em língua(s) estrangeira(s), um fator determinante para o crescimento profissional em um mercado cada vez mais interdependente.

Aumento Salarial 

Uma Pesquisa feita pela empresa de recrutamento Catho revelou que a média de aumento salarial para aqueles que exercem a língua inglesa é de 83%. Um percentual significativo no salário dos profissionais que possuem o segundo idioma, principalmente em cargos que exigem mais comunicação e liderança, como consultores, coordenadores, supervisores ou diretores.

Um segundo idioma no currículo é um diferencial notório e estar preparado para o futuro é fundamental. “O ideal é que o aluno ingresse em Instituições de Ensino superior que ofereçam possibilidades internacionais guiadas por um plano de estudo, como o faz a Facens. Não é somente oferecer estrutura, mas criar cidadãos com liderança global, sustentáveis e preparados para o mundo.”, esclarece Rosi Vieira. 

Facens e Universidade Europea

Recentemente, a Facens firmou mais uma grande parceria internacional, desta vez com a Universidad Europea (UE), Instituição de Ensino Superior espanhola, que oferta aos alunos um programa de estudo no exterior, além do desenvolvimento de pesquisas, projetos e atividades conjuntas. Oportunidade rica para o desenvolvimento de carreira profissional, com ênfase em algumas áreas específicas: Arquitetura e Urbanismo, Engenharias Civil, de Computação, de Produção, Elétrica, Mecatrônica, Tecnologias em Ciência de Dados, Jogos Digitais, Biomedicina, Enfermagem, Odontologia e Psicologia. 

Como uma das 5 melhores IESs privadas da Espanha, segundo o portal El Mundo, a UE possui mais de 17 mil alunos, sendo mais 40% internacionais, provenientes de 50 países.

Facens e Universidad Mayor del Chile (Chile)

O Centro Universitário Facens firmou em 2023 outra parceria internacional, com a conhecida Universidad Mayor del Chile. Foi acordado entre as IES qualquer forma de cooperação educacional ou pesquisa que leve a atividades como: intercâmbio de docentes para programas de ensino e pesquisa; troca de materiais acadêmicos publicados nas respectivas instituições; projetos conjuntos de pesquisa, conferências, seminários e workshops de interesse mútuo para ambas as instituições; programas de pesquisa colaborativos em áreas de interesse mútuo para autoria conjunta e publicações; e outras atividades educativas conjuntas promover a cooperação e o intercâmbio cultural.

Atualmente, a Facens possui conexão com Instituições de Ensino Superior, Centros de pesquisa e Redes Internacionais renomados em três continentes, Américas, Europa e Ásia. Há mais de uma década, a Facens envia alunos para estudar e / ou estagiar no exterior e também acolhe alunos, professores e pesquisadores internacionais em seu campus. Merece destaque a presença de multinacionais no campus da Facens, no aumento de acessibilidade dos alunos Facens a vivências internacionais.

Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Anterior
Próximo Mais Votado
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Beatriz
Beatriz
1 ano atrás

Quando são abertas as inscrições?

Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

2
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x