Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Entenda como a Orquestra Sinfônica de Sorocaba fez uma apresentação totalmente online

O distanciamento social trouxe muitos desafios para a vida em sociedade. Adaptar-se a uma nova realidade virou uma questão de necessidade.

Mas, você já imaginou uma orquestra sinfônica tocando dentro da sua casa? Pois é! Os eventos tiveram que parar por um período, mas a cultura tem se adaptado para essa nova realidade.

E foi exatamente isso que aconteceu com a Orquestra Sinfônica de Sorocaba, que costumava fazer lindas apresentações na Fundec (Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba).

No entanto, a pandemia não foi um problema para eles, de forma criativa, toda a equipe se reorganizou para fazer todos os ensaios remotamente, cada um na sua casa.

Segundo a Coordenadora de Eventos Culturais da Fundec, Cíntia Salles, o objetivo era pensar em alguma forma de não parar as apresentações.

Então, a solução foi levar os concertos até as pessoas: “Queríamos fazer algo de forma online, para que o nosso público tivesse acesso à música. Atualmente, orquestras do mundo todo trabalham de forma online e estamos satisfeitos em compartilhar o nosso trabalho também”, afirma.

Coordenação e ensaios

Cíntia conta que aconteceu toda uma preparação sobre como preparar o material, enviar para a equipe da orquestra, organizar a edição com o estúdio, entre outros detalhes.

“Cada músico foi responsável por si, dando o seu melhor. Tivemos um caso de um vídeo que tiveram que refazer, por conta de um problema no áudio. Às vezes, a câmera desfoca, mas são coisas que acontecem. Vamos melhorando a cada problema que surge e na próxima saberemos quais cuidados a mais tomar”

destaca a coordenadora.

Segundo a Coordenadora de Eventos, a tecnologia foi muito importante neste processo, como o investimento em uma internet mais rápida para facilitar a troca de dados, sabendo que tudo seria feito online: “Todo o processo foi feito por mensagens e ligações. Depois de saber o que precisávamos, foi apenas seguir um pequeno roteiro de troca de informações para a finalização do produto. Ao todo, foi quase um mês de trabalho para chegarmos ao vídeo pronto”, conclui Cíntia.

Quer ver um dos resultados? Olha só como ficou incrível!

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x