Por Biblioteca Facens
A dignidade menstrual é um tema de extrema importância e que vem sendo bastante discutido no Brasil, onde milhões de pessoas que menstruam enfrentam desafios para acessar condições adequadas de higiene menstrual.
Essa questão está diretamente ligada à desigualdade social e afeta profundamente o bem-estar e a qualidade de vida dessas pessoas.
A promoção da dignidade menstrual também está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 3 (Saúde e Bem-estar), ODS 4 (Educação de Qualidade) e ODS 5 (Igualdade de Gênero). Esses são pilares que a Facens vem trabalhando há anos para que sejam amplamente conhecidos e implementados
O que é pobreza menstrual?
A pobreza menstrual, que se refere à incapacidade de adquirir produtos menstruais como absorventes, tampões ou coletores, afeta milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social no Brasil.
Essa realidade compromete a saúde física e mental, prejudica o desempenho escolar e limita o potencial de desenvolvimento das pessoas que menstruam. Além disso, contribui para a perpetuação de ciclos de pobreza e desigualdade.
Segundo uma a pesquisa sobre “Pobreza menstrual no Brasil: Desigualdade e Violações de Direitos”, lançada em maio de 2021 pela UNICEF e UNFPA:
- Mais de 713 mil meninas no Brasil vivem sem acesso a banheiros ou chuveiros em suas residências.
- Mais de 4 milhões de meninas não têm acesso a itens básicos de higiene menstrual em escolas, especialmente em áreas rurais e nas periferias urbanas.
- Aproximadamente 22% das meninas brasileiras já faltaram à escola por não terem produtos menstruais adequados ou por sentirem vergonha e desconforto durante o período menstrual.
Página por Ciclos
Pensando nessas pessoas, que muitas vezes precisam faltar às aulas por não terem absorventes, a Biblioteca Facens, o LIS, Enlace e as alunas dos cursos de Psicologia e Enfermagem se uniram para lançar a campanha Páginas por Ciclos.
A iniciativa propõe a troca de 1 livro por 1 pacote de absorventes, que serão doados para as comunidades com as quais a Facens mantém parcerias.
Entre 20/10 a 20/11, na Biblioteca Facens, doe um pacote de absorvente e contribua para a dignidade menstrual de jovens da região.
Biblioteca Facens indica!
É fundamental combater o estigma em torno da menstruação e apoiar iniciativas que promovam a conscientização sobre o tema.
Conheça o trabalho da ONG Girl Up e da campanha Livre para Menstruar, que lutam para sensibilizar a sociedade sobre a importância da dignidade menstrual.
Para uma compreensão mais profunda do impacto da pobreza menstrual, a Biblioteca Facens comenda o documentário de curta-metragem ganhador do Oscar 2019, disponível na Netfli, “Absorvendo o Tabu.”