Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Dia do Chocolate: o que você ainda não sabe sobre ele

Por Rafael Camargo

Seja o chocolate em barra ou cremoso, ao leite ou amargo, numa tarde de outono ou numa noite de verão, o chocolate tem muitos fãs e há aqueles que não vivem sem!

Os primeiros vestígios da descoberta do chocolate são de 1.500 a.C. e vêm da civilização Olmeca, que habitava o México na época. Posteriormente, foi aproveitado pelos Maias.

Antes do chocolate ser as barras que encontramos nas prateleiras dos supermercados, ele começa com uma fruta! O Cacau é a fruta base do chocolate, nativo da bacia amazônica.

No entanto, os principais países produtores de cacau, atualmente, são Costa do Marfim e Gana, que representam mais da metade da produção de cacau do mundo todo!

As primeiras receitas em que o cacau era utilizado foram bebidas. Ele era cultivado e com suas sementes uma bebida considerada sagrada era feita, ela era amarga e geralmente temperada com baunilha e pimenta. Diferente, né?

Hoje em dia, é possível encontrar o chocolate em diversas formas: e bebidas alcoólicas e não alcoólicas, alimentos doces e salgados e até em produtos de beleza e roupas!

A Engenharia Química e de Alimentos são responsáveis pela criação de elementos em que o aroma inconfundível do chocolate pudesse estar presente em quase todos os segmentos do varejo.

O chocolate pode acabar?

Alguns cientistas dizem que, por conta das mudanças climáticas, o cacau pode ser extinto! Tudo isso porque o seu cultivo é muito sensível.

Outros motivos que poderiam levar a extinção da matéria prima para o chocolate são que a sua rede de abastecimento é muito complexa, seu cultivo não é tão simples e pode ser um banquete para as pragas.

Mas, sem pânico! Muitos especialistas no assunto já estão trabalhando para encontrar soluções para todas as questões relacionadas ao cacau.

Segundo a BBC, O Instituto de Genômica Inovadora, nos Estados Unidos, por exemplo, trabalha em como a manipulação do DNA pode tornar o cacau mais resistente.

Se os estudos apresentarem resultados positivos, este pode ser um passo importante para que nós possamos continuar a nos deliciar com o chocolate por muitos anos.

Você sabia?

O chocolate é um dos alimentos mais consumidos no mundo!

Atualmente, o país que mais consome chocolate é a Suíça. Japão e Índia aparecem na sequência, por serem países muito populosos. Por aqui, o brasileiro come, em média, 2,5 quilos de chocolate por ano!

Um chocolatinho vai bem em qualquer momento, né?

A gente concorda que essa divindade pode ser enaltecida todos os dias! Mas, oficialmente, o Dia Mundial do Chocolate é celebrado no dia 07 de julho por acreditar-se que, por volta do século XV, os europeus tiveram contato com essa belezura!

Desde então, o chocolate se espalhou pelo mundo e pode ser encontrado em diversas formas.

Chocolate faz bem para a saúde! <3

Pesquisadores comprovaram que o chocolate pode ser usado de forma funcional para a saúde. Consumido de maneira adequada, é claro!

O chocolate pode aliviar o estresse, combater a ansiedade, ajudar no raciocínio lógico, liberar serotonina, combater a hipertensão, combater a depressão e gerar energia para o corpo humano.

#FicaADica!

A equipe da Biblioteca Facens separou duas dicas de filmes para você celebrar o dia do chocolate. Já anota para maratona no final de semana!

Além dos filmes, toda equipe recomenda que você compre o seu chocolate preferido para acompanhar na hora da sessão cinema! ????

Chocolate (2001)

A protagonista se muda para a França, leva junto com ela a sua filha e seus dons confeiteiros. Ela resolve abrir uma loja de chocolate, na primeira impressão os moradores do local não vão muito com a sua presença e com o estilo de vida que ela transparece ter, independente e apaixonada. Mas aos poucos os habitantes da cidade vão provando seus produtos e conhecendo-a.

No meio de toda novidade, a confeiteira acaba criando algumas desavenças com o líder da comunidade, ao mesmo tempo começa a perceber que a maioria das pessoas que moram ali vive de aparências. Com toda a sua sensibilidade e ótimos chocolates, as pessoas começam a conhecê-la cada vez mais e criam vínculos.

É um filme sensível, reflexivo, doce e, a todo o momento, nós sentimos vontade de comer todos os chocolates que ela vende em sua chocolateria.

Lições de chocolate (Lezioni di cioccolato, 2007)

Neste filme italiano dirigido por Claudio Cupellini, a cidade de Perugia é o cenário perfeito para a comédia romântica que se desenrola de forma deliciosa. Afinal, a localidade é conhecida no mundo todo por sua produção à base de cacau.

Através do protagonista inicialmente arrogante Mattia, conhecemos como funciona uma fabricação de chocolates, já que o filme, em sua boa parte, se passa na cozinha onde ele faz seu curso e conhece uma bela colega que vai fazê-lo repensar a vida. Leve e gostoso, o longa não tem nenhuma inovação, mas diverte como poucos filmes do gênero conseguem.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x