Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Dia da Astronomia: o que ainda não sabemos sobre o Universo?

Por Eliane da Rocha

Se tem uma coisa que nos causa intriga é o UNIVERSO.  Quer seja pelo seu tamanho (que nem sabemos ao certo, já que os astrônomos dizem que ele está em expansão), quer seja pela quantidade de corpos celestes que ele possui.

Muito se fala também em distâncias que não conseguimos visualizar. Muitos mistérios ainda estão a ser descobertos, sendo o maior deles, talvez: será que existe vida inteligente fora da Terra?

Todos os povos que já existiram e existem criaram suas teorias e histórias sobre outras vidas fora da Terra e também sobre as estrelas, que são nomeadas por constelações.

Talvez você já tenha ouvido falar em algumas delas, como Cruzeiro do Sul, Alfa Centauro, Andrômeda; a mais brilhante é a Sirius, que está a uma distância de 8,6 anos-luz da Terra (1 ano-luz = 9,46 trilhões de quilômetros)  

Hoje, também já conseguimos saber que o sol não é uma bola de fogo e ver o Espaço com mais nitidez devido ao avanço das tecnologias modernas, inclusive, a foto de um buraco negro (marco histórico)!

Em todos os tempos, tivemos tecnologias que possibilitaram o estudo das nebulosas, galáxias, a vida e morte das estrelas, a existência de água na Lua…. tudo isso, graças a Astronomia!

Já foi dito que astronomia é uma experiência de humildade e criadora de caráter. Não há, talvez, melhor demonstração da tola presunção humana do que esta imagem distante do nosso minúsculo mundo. Para mim, destaca a nossa responsabilidade de sermos mais protegermos o “pálido ponto azul”, o único lar que conhecemos até hoje.

Carl Sagan, maior astrônomo do século XX.
Imagem: Foto do “Pálido Ponto Azul”, feita há 31 anos pela sonda Voyager 1.

Depois de tanto tempo, tantos estudos e toda a tecnologia que o homem possuí, será que ainda existe algo que não descobrimos sobre o Universo?

Talvez sim, talvez não… e a ficção científica vem para explorar todas as possibilidades e também a nossa imaginação. Este é um dos gêneros do entretenimento mais consumidos no mundo todo!

Todo mundo ama ficção científica! <3

A equipe da Biblioteca da Facens (@bibliotecafacens) deixou uma dica infalível para celebrar o dia da Astronomia. Uma das melhores produções de ficção cientifica de todos os tempos: 2001: Uma odisseia no espaço, do diretor Stanley Kubrick.

Olha só essa sinopse:

“Desde a “Aurora do Homem” (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.”

O filme lançado em 1968 é uma adaptação de um conto reverenciado de ficção científica do autor Arthur C. Clarke e recebeu o Oscar de “Melhores efeitos visuais” em 1969.

O clássico está disponível no Youtube Filmes e também no Google Play, uma ótima opção para o final de semana! ????

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x