Por DRI Facens
B
Alguém consegue explicar o que aconteceu com agosto e setembro? Muitos acontecimentos, mas nós listamos aqui principais!
Jogos Olímpicos de 2024
No dia 11 de agosto chegou ao fim a Olimpíada de 2024. Com uma delegação de 274 atletas e com maioria feminina pela primeira vez na história da nação, o Brasil conquistou ao todo 20 medalhas: 3 de ouro, 7 de prata e 10 de bronze.
Das medalhas inéditas, destaca-se a prata na marcha atlética conquistada por Caio Bonfim e a primeira medalha na disputa por equipes da ginástica artística, composta por Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Julia Soares e Lorrane Santos.
Por falar nela, Rebeca Andrade se tornou a brasileira, entre homens e mulheres, a ter mais medalhas olímpicas na história. Outros destaques femininos foram Tati Weston-Webb, que se tornou a primeira mulher a ser medalhista no surfe olímpico e a dupla Ana Patrícia e Duda, que levaram ouro no vôlei de praia feminino, depois do Brasil passar 28 anos sem ganhar medalhas na modalidade.
Como se o destaque às mulheres do Brasil não fosse suficiente, o saldo final deixou ainda mais evidente que esta edição foi marcada pelo bom desempenho delas: as 3 medalhas de ouro foram conquistadas por elas!
Quem aqui também já está ansioso para as Olimpíadas de Los Angeles em 2028?
Paralímpiadas
Que o Brasil é uma potência nas paraolimpíadas a gente já sabia e até avisou por aqui, mas este ano nossas estrelas se superaram.
Nos Jogos de Tóquio, 2020, o Brasil conquistou 72 medalhas, número recorde na história do país, sendo 22 ouros, 20 pratas e 30 bronzes, terminando na sétima colocação do quadro geral de medalhas. Em 2024, o saldo foi ainda melhor: foram 89 medalhas, sendo 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze, terminando em quinto lugar.
Aqui vão alguns destaques:
- Carol Santiago, nadadora, ganhou 3 medalhas de ouro em Paris 2024 e se tornou a mulher brasileira com mais medalhas douradas na história dos Jogos Paralímpicos, com seis no total;
- Ariosvaldo Fernandes da Silva, o Parré, conquistou aos 47 anos a sua primeira medalha em Jogos Paralímpicos ao levar o bronze nos 100m classe T53 (cadeirantes);
- Alexandre Galgani conquistou a prata no tiro esportivo, a primeira medalha do Brasil na modalidade em Jogos Paralímpicos;
- Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, quebrou o recorde mundial nos 150m medley da classe SM2 (limitação físico-motora), com o tempo de 3min14s02. Com cinco ouros, Gabrielzinho já está na lista de brasileiros que mais subiram ao lugar mais alto do pódio em Jogos Paralímpicos;
- Jerusa Geber ganhou medalha de ouro inédita nos 100 metros rasos classe T11.
79ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas
Entre os dias 22 e 25 de setembro, em Nova Iorque, a Assembleia Geral das Nações Unidas* se reuniu na 79ª sessão. Seguindo a tradição iniciada em 1949, o Brasil, representado pelo atual presidente, foi o país a abrir as discussões.
Neste encontro, os 193 países que integram as Nações Unidas discursaram e opinaram sobre as questões internacionais mais relevantes da atualidade, tais como crise climática, pobreza, desigualdade e os atuais conflitos.
*É o principal órgão deliberativo das Nações Unidas e tem como objetivo definir as políticas da Organização. Todos os Estados-membros das Nações Unidas estão representados na Assembleia Geral, sendo o único órgão da ONU com representação total.
Novo óculos de realidade aumentada – Dessa vez foi a vez da Meta
Em 25 de setembro, a Meta, empresa de Mark Zuckerberg e dona do Facebook, anunciou o Orion, o seu primeiro par de óculos de realidade aumentada.
Combinando benefícios de um grande display holográfico, uma assistência personalizada de inteligência artificial e um formato confortável, o Orion pode ser utilizado o dia todo.
Com aproximadamente 70 graus, o Orion tem o maior campo de visão no menor formato de óculos de realidade aumentada até o momento. Fico curioso? Confira como o Orion é no vídeo abaixo:
De acordo com o anunciado, o óculo permite realizar videochamada com viva-voz, visualizar e enviar mensagens e até rodar alguns jogos!
Ainda não há uma data de lançamento ☹
Space X realiza a primeira caminhada espacial de um civil na história
No dia 12 de setembro, a missão espacial Polaris Dawn, da SpaceX, fez história: com uma tripulação de quatro civis* a bordo, foi a primeira vez que um grupo de astronautas não governamentais realizou uma caminhada espacial. A escotilha da nave Crew Dragon foi aberta e dois dos tripulantes flutuaram no espaço usando os novos trajes EVA (Extra-Vehicular Activity), também da Space X.
*Jared Isaacman, CEO da Shift4 Payments e financiador da Polaris Dawn; Scott “Kidd” Poteet, ex-piloto da Força Aérea dos EUA; e as engenheiras da SpaceX, Anna Menon e Sarah Gillis.
Rock in Rio
Comemorando os 40 anos do festival, entre os dias 13 e 22 de setembro, aconteceu a 24ª edição do Rock in Rio, com shows de Mariah Carey, Katy Perry, Shawn Mendes, Avenged Sevenfold, Imagine Dragons, Deep Purple, Ed Sheeran, Travis Scott, Evanescence, Cyndi Lauper e muito mais!
A primeira edição, em 1984, contou com a apresentação da banda inglesa Queens, com um dos shows mais marcantes da história, cena que até foi representada em Bohemian Rhapsody, de 2018.
DRI Indica: filme “Ainda estou aqui”
A Academia Brasileira de Cinema escolheu “Ainda Estou Aqui”, longa-metragem dirigido por Walter Salles, diretor de Central do Brasil (indicado ao Oscar em 1999) para disputar a indicação de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025.
O filme, que acompanha a história de uma família durante a ditadura militar do Brasil, conquistou o prêmio de Melhor Roteiro no 81º Festival Internacional de Cinema de Veneza e foi aclamado com 11 minutos de aplausos!
O filme estreia dia 07 de novembro nos cinemas!