Por DRI Facens
Tendo como objetivo a redução dos impactos no meio ambiente, os países desenvolvidos – incluindo a China – têm se preocupado em atender essa meta.
Uma das principais mudanças tem acontecido no mundo automobilístico, com a busca por transportes mais eficientes e que emitam menos gases, sejam eles carros ou até mesmo ônibus e trens.
Alguns motoristas que optam por um veículo elétrico ou até mesmo híbrido podem notar a diferença no bolso por meio dos fomentos estabelecidos por governos ao redor do mundo.
Na União Europeia, por exemplo, desde a implantação das políticas para redução de carbono em 2009, os países do bloco têm criado incentivos como subsídios e isenção de taxas de compra destes veículos ou por meio de financiamentos.
Adaptações na infraestrutura
Para que essas mudanças sejam efetivas, a infraestrutura das cidades também precisa se adaptar para receber estes veículos, seja por meio de políticas governamentais ou da iniciativa privada.
Um exemplo são os novos condomínios e prédios que estão incluindo vagas nas garagens destinadas especificamente aos veículos elétricos, disponibilizando inclusive uma saída para carregamento.
Outro exemplo é o “Masterplan Ladeinfrastruktur”, ou “Charging Infrastructure Master Plan II” um planejamento elaborado pelo governo da Alemanha que busca disponibilizar um total de 1 milhão de pontos de carregamento elétrico por todo o país até 2030.
Para mais conteúdo como este, oportunidades internacionais e curiosidades culturais, siga o DRI Facens no Instagram: @dri_facens.