Por DRI Facens
A nona edição da Copa do Mundo Feminina será disputada entre os dias 20 de julho a 20 de agosto, na Austrália e na Nova Zelândia.
É a primeira vez que o campeonato acontece no hemisfério sul, em dois países simultaneamente e, com aumento, este ano 32 seleções femininas disputam o título mundial. A estreia da seleção brasileira será em 24 de julho, contra o Panamá.
A origem
A primeira edição da Copa Feminina, realizada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), aconteceu em 1991, na China.
Na sua primeira edição, os jogos tinham apenas 80 minutos de duração, pois acreditavam que as mulheres não aguentariam o tempo comum de duração de uma partida de futebol, 90 minutos.
Campeãs da Copa do Mundo
No ranking dos títulos, os EUA assumem posição de liderança, já que ganharam quatro vezes a Copa do Mundo. Em segundo lugar temos a Alemanha, que é bicampeã. Também foram campeões o Japão e a Noruega. O Brasil, infelizmente, ainda não ganhou nenhuma edição do campeonato.
Mascote
A mascote dessa edição do campeonato é a Tazuni, um pinguim fêmea de 15 anos de idade apaixonada por futebol. Tazumi é a mistura das palavras Mar da Tasmânia e União, um valor fundamental da edição de 2023 da Copa.
Onde assistir
Os jogos serão transmitidos pela Rede Globo e também no canal CazeTV, na internet.
Campanha “Monte Seu Pódio Copa Feminina” DRI Facens!
Gosta de futebol e vai acompanhar a Copa Feminina? Venha participar do “Monte seu Pódio Copa Feminina”, onde seu palpite pode valer uma bolsa de estudo de 100% no Instituto de Línguas da Facens.
Confira o regulamento clicando aqui! As apostas começam em 21/07/2023.
DRI indica
Em 2022, a FIFA lançou “Ícones”, um documentário dividido em cinco episódios, sobre a jornada inspiradora de cinco das maiores jogadoras da história do futebol feminino: Wendie Renard, Lucy Bronze, Asisat Oshoala, Carli Lloyd e Sam Kerr. Todos os episódios estão disponíveis no FIFA+.