No dia 1 de outubro é celebrado o Dia Internacional da Música. Um elemento divino, capaz de mudar o estado humor, melhora a memória, estimula a criatividade e muitos outros benefícios!
A música atua diretamente no cérebro, estimulando a memória e o aumento na performance cerebral, o que influencia de forma direta no processo de aprendizagem.
Quando usada como uma ferramenta dentro de sala de aula, os resultados são muito positivos, influenciando positivamente os estudantes
Na Facens, a música já faz parte do cotidiano dos alunos por meio do Facens Musical, onde os mesmos podem mostrar seus talentos nessa área.
Além dos alunos, docentes e colaboradores também podem fazer parte da equipe.
O Facens Musical é coordenado pelo professor da Marcos Vinícius, mestre em educação matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro (SP).
Marcos Vinicius estudou violino por muitos anos no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí (SP) e o instrumento se tornou parceiro dentro da sala de aula.
O professor ensina suas matérias com música, desde anos 1990, quando iniciou no magistério no ensino fundamental até se tornar agora professor universitário.
Além da correlação cientificamente comprovada entre música e matemática, o Marcos Vinícius não nega que a inserção do som em suas aulas também tem como objetivo relaxar os alunos de universidade e faculdades, que muitas vezes passam o dia inteiro trabalhando.
“A gente tenta, a cada 15 minutos, quebrar o gelo com uma música, uma brincadeira e, às vezes, uso até um apito que me acompanha sempre!”
Afirma o professor.
Música e aprendizado estão na mesma sintonia! Por isso, escolha a sua música preferida e partiu estudar! Depois conta pra gente como foi 😉