Para incentivar a participação das garotas no universo da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, o Google lançou a campanha #BusquePorElas.
Em março de 2020, o Google Trends uma divulgou a lista completa com as mulheres mais buscadas durantes os últimos 12 meses.
A lista está dividida por categorias, podendo destacar algumas como ciências, esportes e cultura. Veja só alguns destaques:
Na categoria “Inventoras”, as mais buscadas foram Hedy Lamarr, Madam C. J. Walker, Nellie Bly, Simone Giertz e Virginia Apgar.
Profissionais brasileiras nas áreas da Matemática e Física também foram muito procuradas, como Carolina Araujo, Marília Chaves, Elika Takimoto e Marcia Barbosa.
Outros termos relacionados ao tema também são destaque nessa pesquisa, como “Mulheres que inspiram”, “Mulheres que fizeram história” e “Mulheres que vencem”.
Para ilustrar todos esses resultados, o Google lançou um vídeo mostrando várias descobertas feitas por mulheres a longo dos anos, nas áreas STEM:
Para ver a pesquisa completa, clique aqui.
Outras empresas também direcionam seus esforços de comunicação para incentivar a participação das mulheres nas áreas STEM, como a Inter-American Development Bank.
Neste vídeo publicado pela organização financeira internacional, eles relatam que apenas 2 em cada 10 trabalhadores no setor de energia são mulheres.
Para reduzir as diferenças de gênero, é necessário que todos incentivem mais meninas a se interessarem e escolherem cursos relacionadas às Ciências, Tecnologia e Engenharias.
Pois assim, desde muito cedo, elas compreendem que podem ser o que quiserem! #GirlsCan #GirlPower