No final de 2022, as bibliotecas municipais de São Paulo receberam mais 60 novos óculos com inteligência artificial, chamados Orcam MyEye, que ajudam pessoas cegas na leitura.
A tecnologia foi criada em Israel e é capaz de transformar textos de qualquer superfíce em voz alta e sem necessitar de conexão à internet.
O dispositivo pesa apenas 22 gramas se conecta a todo tipo de armação de óculos. Para a leitura, basta apontar o dedo onde quer que ela seja feita.
O sensor óptico no dispositivo captura a imagem e através da inteligência artificial converte as informações instantaneamente em áudio por meio de um pequeno alto-falante localizado acima do ouvido.
Essa tecnologia é revolucionária, pois permite que qualquer pessoa que antes não tinha acesso à leitura possa ler o livro que quiser e usufruir do vasto acervo das nossas bibliotecas. Um único par de óculos é capaz de abrir as portas de milhares de mundos diferentes”
afirmou a secretária de Cultura Aline Torres, em nota.
Desde 2018, 54 bibliotecas da Coordenação do Sistema de Bibliotecas, além da BMA e do Centro Cultural São Paulo (CCSP), possuem uma unidade dos óculos para auxiliar pessoas na leitura.